Anderson Ferreira e Heraldo Selva devem polarizar disputa em Jaboatão
Vários nomes disputarão a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, mas apenas dois devem de fato disputar com chances o comando do executivo municipal, que são o deputado federal Anderson Ferreira (PR) e o vice-prefeito Heraldo Selva (PSB). O vereador Neco (PDT), apesar de figurar bem nas pesquisas não deverá ter fôlego para se sustentar na disputa a ponto de sair vitorioso, porém terá um papel relevante para determinar o vencedor de um eventual segundo turno.
Muitos questionam o fato de Anderson Ferreira ter menos de 10% nas pesquisas e Heraldo figurar com apenas 3%. Mas eles são os nomes que melhor reuniram condições políticas e eleitorais para a disputa. Anderson formou uma frente composta por vários partidos, dentre eles o PR, PTB, DEM, PRB e PTN, enquanto Heraldo também está representando uma ampla coligação composta por PSB, PSDB, PMDB e outras legendas menores.
Anderson exerce o segundo mandato de deputado federal pelo PR, enquanto Heraldo já foi vereador do município, se candidatando a vice-prefeito na chapa de André Campos em 2008, sem êxito, e posteriormente foi eleito na chapa de reeleição de Elias Gomes em 2012. Eles têm perfis distintos, Anderson vem do segmento evangélico, apesar de não se denominar pastor, já Heraldo faz parte de uma escola que foi construída por Eduardo Campos, sendo herdeiro político do ex-deputado estadual Ricardo Selva, tendo exercido postos importantes como a presidência da URB, a secretaria de Habitação do Recife e uma importante secretaria na gestão do atual prefeito Elias Gomes.
Ambos devem crescer ao longo da campanha eleitoral, pois a disputa tende a ser plebiscitária, se dividindo entre os que aprovam a gestão de Elias e desejam a continuidade, que votariam em Heraldo e os que desaprovam a gestão tucana e desejam a mudança, que votariam na postulação de Anderson Ferreira. Em caso de vitória de Heraldo, Elias sairá da prefeitura com a força de ter elegido o sucessor, já no caso de vitória de Anderson, o republicano passará a ser uma importante liderança metropolitana que terá, não só pelo cargo como também pela sua desenvoltura, um grande protagonismo na política estadual.
Muita coisa está em jogo nesta disputa em outubro, mas tanto Anderson quanto Heraldo estão preparados para garantir que Jabotão dos Guararapes não retroceda ao período que antecedeu a gestão de Elias. Nenhum dos dois é aventureiro e muito menos ficha suja. Será uma bela disputa pela segunda mais importante cidade de Pernambuco.
Vice – O deputado estadual Tony Gel oficializará a sua candidatura a prefeito de Caruaru pelo PMDB no próximo dia 4 no Bacos Recepções. Ainda não foi definido o seu candidato a vice-prefeito, mas um dos cotados é Raffiê Dellon (PV), que já foi presidente do PSDB na cidade e saiu do partido por divergências com a deputada Raquel Lyra, que também disputará a prefeitura. Raffiê por enquanto é pré-candidato a vereador.
Rompimento – Integrantes do PSL, PMB e PMN, que integravam a coligação do advogado Antonio Campos, não concordaram com a escolha da evangélica Ceça Silva (PHS) para o posto de vice-prefeita na chapa. Eles se reunirão hoje com o deputado federal Augusto Coutinho, presidente estadual do Solidariedade, e poderão formalizar apoio ao deputado Professor Lupércio.
Desastre – Ninguém no meio político entendeu o motivo de o governador Paulo Câmara manter Pedro Eurico na secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Alessandro Carvalho na secretaria de Defesa Social. Ambos estão conduzindo de forma desastrosa a segurança pública de Pernambuco e estão colocando em risco as conquistas do Pacto Pela Vida. Muita gente avalia que a demissão dos dois daria um maior fôlego para o governo tentar recuperar o PPV.
Alternativa – Uma alternativa para dar uma maior eficiência para a segurança pública de Pernambuco seria devolver o status de secretaria aos comandos da Polícia Civil e Militar. A corporação não se sente representada por Alessandro Carvalho, que é delegado federal e não tem o menor traquejo para lidar com os membros das polícias.
RÁPIDAS
Taquaritinga – O grupo Calabar definiu ontem a chapa que disputará a prefeitura de Taquaritinga do Norte. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), a chapa terá Lero Ivanildo, atual vice-prefeito, na cabeça de chapa e o empresário Gena Lins na vice, que foi indicado pelo atual prefeito Evilásio Araújo (PSB).
Timbaúba – O deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) formalizou ontem a chapa que terá seu apoio, do atual prefeito Júnior Rodrigues, do presidente da Alepe Guilherme Uchoa, do senador Fernando Bezerra Coelho e do governador Paulo Câmara para a disputa pela prefeitura de Timbaúba, ela será composta pelos vereadores João Tubarão e Guel, que serão candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Inocente quer saber – Você se sente seguro em Pernambuco?
Deixe um comentário