Tony Gel está consolidado em Caruaru
Duas pesquisas chegaram ao conhecimento desta coluna sobre a eleição de Caruaru, a primeira interna feita pelo Palácio do Campo das Princesas, que não pode ser divulgada, e a segunda realizada pelo Instituto Opinião. A pesquisa do instituto Opinião mostrou Tony Gel com 30,7% das intenções de voto, seguido de Raquel Lyra com 17,3%, Erick Lessa com 13,8% e Jorge Gomes com 7,6%, os demais nomes possuem, juntos 3,7% das intenções de voto, enquanto brancos e nulos somam 14,7% e os indecisos 12,2%.
Os números apontam uma consolidação da postulação de Tony Gel, que ainda não decidiu oficialmente que será candidato, mas deverá oficializar a candidatura em breve. Ele está numa posição bastante confortável que lhe dá a tranquilidade para administrar a vantagem e garantir a sua ida a um eventual segundo turno.
A deputada Raquel Lyra aparentemente começou a desidratar antes do esperado. Ela estava em posição de empate técnico na pesquisa anterior do Opinião com Tony Gel, e agora a diferença entre ambos é de quase 14 pontos. Raquel agora surge em empate técnico com Erick Lessa, que na sondagem anterior não teve seu nome incluído. Erick poderá se configurar numa surpresa na disputa, mas seus números são bastante discrepantes da pesquisa que tivemos acesso do Palácio, o que significa que são necessários outros levantamentos para fazer qualquer prognóstico.
Por fim o nome de Jorge Gomes, que é o candidato da prefeitura e tende, pelas condições da candidatura, a crescer na disputa. O grande desafio dele será de crescer nos indecisos e em cima das demais postulações e garantir a sua ida contra Tony Gel a um provável segundo turno. O fato é que mais do que nunca a candidatura de Tony é a grande favorita na disputa, não só pelas suas intenções de voto no levantamento do Opinião, mas principalmente pelo perfil dos seus adversários, que são verdadeiras incógnitas em disputas majoritárias.
Priscila Krause – Em levantamentos internos de uma sigla, a pré-candidatura da deputada Priscila Krause a prefeitura do Recife tem se apresentado bem posicionada com forte viés de alta. O grande desafio da democrata é o fato de ter pouco tempo para se apresentar ao eleitorado, o que poderá inviabilizar a sua postulação no decorrer da disputa. Priscila terá apenas 40 segundos de guia eleitoral.
Rompimento – Os deputados Zeca Cavalcanti e Julio Cavalcanti (PTB) oficializaram ontem o rompimento com o prefeito de Sertania Guga Lins. Eles o apoiaram em 2012 mas decidiram não apoiar sua reeleição. Guga ostenta um dos piores índices de rejeição entre os prefeitos, e tende a perder de goleada para o deputado Angelo Ferreira (PSB).
Fernando Monteiro – O relator da CPI da Máfia do Futebol na Câmara dos Deputados, Fernando Monteiro (PP), anunciou que vai sugerir em seu relatório o rompimento do contrato de patrocínio da Nike à seleção. A Nike é investigada nos Estados Unidos por suspeita de pagamento de propina durante acordo de patrocínio de US$ 160 milhões assinado em 1996 com a CBF, na gestão Ricardo Teixeira.
Unidade – Após muitos anos de rompimento entre a família Coelho de Petrolina, o senador Fernando Bezerra Coelho conseguiu unificar o clã em torno de Miguel Coelho. O deputado federal Guilherme Coelho anunciou o seu apoio a Miguel, que é filho de Fernando e seu primo. Nas eleições passadas Guilherme se elegeu vice-prefeito na chapa de Julio Lóssio e hoje está rompido com o gestor.
RÁPIDAS
Desistência – O juiz federal Sérgio Moro decidiu cancelar o depoimento que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) prestaria à Justiça na condição de testemunha. A oitiva dela foi solicitada pelo ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht. No entanto, o executivo, que está preso desde junho de 2015, acabou desistindo e pediu ao juiz para suspender o depoimento de Dilma.
Escolhido – O prefeito de Vitória de Santo Antão Elias Lira (PSD) decidiu que o candidato apoiado por ele será o empresário Paulo Roberto, que terá como vice-prefeito Ozias Valentim, ambos são do mesmo partido de Elias. Paulo Roberto poderá enfrentar o deputado Aglailson Júnior (PSB).
Inocente quer saber – Jarbas Vasconcelos participará mesmo com entusiasmo da campanha de Geraldo Julio?
William Pontes diz
As eleições municipais serão atípicas e imprevisíveis em função do mar de lama da política nacional, onde partidos e políticos tracionais charfudam do charco da corrupção. Em Caruaru pelo que depreendemos o novo é o candidato Ério Passa, e isso representa o sentimento do povo Expresso nas urnas. Só os políticos que querem a todo custo manter os feudos e privilégios não enxergam. Portanto, está na hora de darmos um susto nos hipocritas ( ajem na corrupção e se fazem de santos) e corruptos.