Adversários de Geraldo Julio precisam construir pontes para o segundo turno
Dos quatro principais adversários do prefeito Geraldo que disputam com chances a possibilidade de ir ao segundo turno, apenas João Paulo teve a experiência de ser eleito para um mandato no executivo, enquanto Priscila Krause, Daniel Coelho e Silvio Costa Filho tiveram apenas mandatos legislativos, além disso apenas Silvio Costa Filho teve a oportunidade de exercer um cargo de secretário.
Os três começaram juntos na vida pública. Ainda em 2004, Daniel Coelho, Priscila Krause e Silvio Costa Filho se elegiam para o primeiro mandato de vereadores do Recife. Todos herdeiros de políticos, eles já entraram na vida pública com a estrada pavimentada por João Coelho, Gustavo Krause e Silvio Costa, respectivamente.
Todos possuem a mesma faixa etária. Priscila e Daniel possuem 38 anos, enquanto Silvinho tem 34 anos. Dos três, apenas Danjel já disputou uma majoritária, enquanto os demais só tentaram cargos proporcionais. E naturalmente a convivência permitiu aos três um diálogo que pode ser importante não só na disputa como num eventual segundo turno.
Silvio Costa Filho é visto como um político jeitoso e bastante agregador, característica que não é muito observada em Priscila Krause e Daniel Coelho, que sempre tiveram posição de independência ao longo da vida pública sem se comprometer muito com as tradicionais alianças políticas. Os dois devem saber que, diferentemente do mandato de vereador e deputado, caso venham a ocupar o cargo de prefeito, precisarão estabelecer o diálogo não só com a sociedade como ambos já estão habituados a fazer através das redes sociais, mas principalmente com o meio político.
Pricila e Daniel precisam entender que um prefeito não pode ser uma ilha, necessita de pessoas qualificadas ao seu lado que possam contribuir com a gestão. O diálogo com os partidos também será fundamental para o êxito de uma possível gestão. Mas antes de trabalhar o cenário de uma gestão, Priscila, Daniel e Silvinho precisam entender que aquele que chegar ao segundo turno poderá lutar com boas chances de vitória contra Geraldo Julio, e naturalmente os dois que ficarem de fora da segunda etapa poderão ter boas oportunidades numa eventual gestão e principalmente se tornarem protagonistas da política pernambucana.
O melhor caminho será estabelecer o diálogo entre os três para uma estratégia conjunta que vise a ida de um deles para a segunda etapa, haja vista que se a segunda etapa for entre Geraldo Julio e João Paulo, a discussão será sobre presente e passado, o que tende a beneficiar o atual prefeito, enquanto se for contra um dos três jovens políticos, a discussão será inexoravelmente presente versus futuro na segunda etapa, com grandes chances de vitória para o projeto que representar a novidade.
Simples – O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (28), mudanças na legislação do Simples Nacional com emenda do senador Armando Monteiro (PTB), que condiciona a cobrança de alíquotas mais baixas às micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de serviços que dão mais emprego. Oriundo da Câmara dos Deputados, o projeto de lei complementar volta agora à Câmara, por ter sido modificado no Senado.
Favorito – Apesar de não fazer uma sumidade de gestão em Paulista, o prefeito Junior Matuto (PSB) caminha para ter uma reeleição bastante tranquila. Seus adversários estão bastante fragmentados nas candidaturas de Sergio Leite (PDT), Ramos (PTB) e outros menores. Como não tem dois turnos, só um desastre tira a prefeitura de Matuto.
Lei Rouanet – O show do cantor sertanejo Leo Rodriguez, principal atração de um casamento na badalada praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, foi bancado com recusos obtidos por meio da Lei Rouanet, segundo revelou a Polícia Federal. A festança durou um fim de semana inteiro para comemorar o casamento de Felipe Amorim e Caroline Monteiro, que segundo as investigações da Operação Boca Livre é ligado Antonio Carlos Bellini, dono da Bellini Cultural, cabeça do esquema de fraudes na Lei Rouanet e alvo da operação Boca Livre, da Polícia Federal, deflagrada ontem. Antonio Carlos e a sua mulher foram presos em São Paulo.
Delação – O ministro da Justiça Alexandre de Moraes negou oontem em São Paulo que o governo esteja preocupado com uma possível delação do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com quem o presidente Michel Temer se reuniu na noite do último domingo. Segundo o ministro, o governo não teme nenhuma investigação.
RÁPIDAS
Evandro Avelar – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes afirmou que tinha escolhido Evandro Avelar para a sua sucessão conforme havia sido divulgado nesta coluna. Como Evandro declinou do convite e preferiu assumir Suape, Elias terá que escolher outro nome, que tende a ser Conceição Nascimento.
Serra Talhada – De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Múltipla, o prefeito Luciano Duque (PT) caminha para ter uma reeleição tranquila. No levantamento o petista aparece com 50% das intenções de voto. A soma dos seus adversários não chega a 40%.
Inocente quer saber – João Paulo já se deu conta de que sairá menor da disputa pela prefeitura do Recife?
Deixe um comentário