Ingrid Zanella: Uma nova era para a OAB Pernambuco
Em um marco histórico, Ingrid Zanella foi eleita a primeira mulher a presidir a OAB Pernambuco, encerrando 93 anos de uma liderança exclusivamente masculina. A vitória de Zanella e sua vice-presidente, Schamkpou Bezerra, representa um passo significativo rumo à equidade de gênero na advocacia pernambucana, sendo a chapa “Renovação Experiente” vitoriosa com 49,91% dos votos.
A eleição foi disputada de forma acirrada, com Zanella conquistando 11.441 votos contra 10.175 votos de Almir Reis, da chapa “Renova OAB”, e 1.308 votos de Fernando Santos Júnior, da chapa “Coragem para Mudar”. Votos brancos e nulos somaram 2,25% e 1,98%, respectivamente.
Ingrid Zanella expressou sua gratidão e reconhecimento pela confiança depositada nela pelos advogados de Pernambuco. “Sinto um misto de alegria e de responsabilidade. Assumimos diversos compromissos e vamos cumprir cada um deles no nosso mandato. Temos palavra e o senso do dever e sabemos da nossa missão para dar mais dignidade e autonomia à advocacia pernambucana”, afirmou Zanella, destacando a importância do apoio recebido de advogados de todas as regiões do estado.
A campanha de Zanella foi marcada por um intenso trabalho nos últimos 30 dias, com visitas ao interior e à Região Metropolitana, ouvindo e dialogando com os advogados. “A nossa vitória é resultado de muito trabalho e união. De um legado deixado pela atual gestão. E também das nossas propostas, que foram muito bem recebidas e entendidas como prioridade pelas advogadas e advogados”, comentou.
Ingrid Zanella é uma figura proeminente na advocacia, com uma carreira dedicada ao Direito Marítimo, Portuário, Ambiental e Aduaneiro. Ela é vice-presidente da OAB Pernambuco, presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB, e possui títulos de doutora e mestre em Direito pela UFPE. Sua experiência acadêmica inclui a docência na UFPE e na Faculdade Damas da Instrução Cristã, além de diversas especializações em estados como Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Schamkpou Bezerra, por sua vez, é uma advogada trabalhista e mestre pela UFPE, com um destacado papel como CEO do Schamkpou Bezerra Cursos Jurídicos e presidente da Comissão de Ensino Jurídico de Pernambuco. Sua atuação como professora e palestrante a coloca como uma referência no Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Juntas, Ingrid Zanella e Schamkpou Bezerra prometem trazer inovação e progresso para a advocacia pernambucana, marcando uma nova era na história da OAB Pernambuco.
Confiança – Pesou a favor do atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Marcos Antônio Matos de Carvalho, o histórico à frente do MPPE para ser escolhido pela governadora Raquel Lyra para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco pelo Quinto Constitucional. Marcos trouxe consigo a confiança da governadora construída nos últimos.
Mais votado – Foi a própria Raquel quem nomeou Marcos procurador-geral do Ministério Público em janeiro de 2023, após ele ter sido o mais votado da lista tríplice. A escolha de Raquel considerou a lista tríplice enviada do MPPE, votada pelo TJPE, em que Marcos Carvalho foi o mais votado com 47 votos, em detrimento a Lorena Santos (40) e Lúcia de Assis (37).
Quinto – A advocacia pernambucana escolheu Adriana Caribé (6.273 votos), Carlos Gil (5.983 votos), Diana Câmara (5.293 votos), Taciana de Castro (5.213 votos), Alexandre Bartilotti (4.429 votos) e Paulo Artur Monteiro (976 votos) para compor a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Desses, três serão apresentados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para a governadora Raquel Lyra (PSDB), que escolherá um candidato para o cargo de desembargador.
Inocente quer saber – Quem figurará na lista tríplice que será enviada à governadora Raquel Lyra para o quinto constitucional da OAB?
Deixe um comentário