Nacionalização em Jaboatão
Segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes promete ter uma das mais acirradas eleições de 2024 no estado. Isso porque após duas eleições de Anderson Ferreira, será a vez do seu sucessor, Mano Medeiros, tentar a reeleição. Pré-candidato pelo PL, Mano tem como principais adversários o ex-prefeito Elias Gomes (PT) e a deputada federal Clarissa Tércio (PP).
Além da máquina, Mano apostará no eleitorado bolsonarista para alavancar sua postulação, mas dividirá espaço com Clarissa Tércio, que obteve expressiva votação na cidade em 2022 e tem buscado chegar ao segundo turno. No campo da esquerda, Elias Gomes, que fez a opção pelo PT, tenta surfar no eleitorado lulista para carimbar sua ida ao segundo turno. Além do mais, tentará resgatar os avanços obtidos pela sua gestão entre 2009 e 2016.
Dentre todas as disputas em Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes promete ser a mais nacionalizada deste ano, uma vez que dois nomes buscarão guarida no bolsonarismo, enquanto outro irá apostar no poderio de Lula. Evidentemente que o componente nacional terá um papel especial este ano, mas indiscutivelmente as questões locais também se farão presentes, uma vez que a cidade de Jaboatão, apesar dos avanços obtidos pelas três últimas gestões, Elias, Anderson e Mano, ainda precisa de muita transformação.
Retomada – O Supremo Tribunal Federal vai abrir o Ano Judiciário 2024 em sessão marcada para a próxima quinta-feira (1º), às 14h. Após a solenidade, que deve contar com a presença de representantes dos três Poderes, da Procuradoria-Geral de República e da Ordem dos Advogados do Brasil, o plenário realiza sua primeira sessão de julgamentos do ano. Os prazos processuais, suspensos durante o recesso judiciário e as férias forenses, voltam a fluir no dia 1º de fevereiro. Está prevista para o dia 22 de fevereiro a posse de Flávio Dino como ministro do STF, na vaga decorrente da aposentadoria da ministra Rosa Weber.
Filiação – O ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, oficializou seu ingresso no Republicanos do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Santana pretende disputar novamente o comando do executivo municipal e escolheu a legenda para a disputa de outubro deste ano.
Donald Trump – Provável nome dos republicanos para disputar a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump vem se fortalecendo para enfrentar o atual presidente Joe Biden nas eleições americanas de novembro. A avaliação do mercado já precifica uma volta de Trump, que governou os EUA entre 2017 e 2020, mas não foi reeleito pelo desgaste durante a pandemia.
Inocente quer saber – Algum nome conseguirá quebrar a nacionalização da disputa em Jaboatão entre Clarissa Tércio, Elias Gomes e Mano Medeiros?
Deixe um comentário