O reconhecimento de Silvio Costa Filho
Com uma trajetória política de quase duas décadas, Silvio Costa Filho já foi vereador do Recife, deputado estadual por quatro mandatos, secretário de estado, e deputado federal no segundo mandato. Sempre esteve alinhado com Lula e buscou uma convergência política com a esquerda.
Nas eleições de 2022, a contragosto do seu partido, que apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro, fez campanha para Lula em Pernambuco e sempre demonstrou lealdade ao presidente. Na última quarta-feira, Silvio foi oficializado como ministro dos Portos e Aeroportos, uma pasta complexa que demanda muita capacidade de articulação e de entregas.
Com a chegada de Silvio à Esplanada, Pernambuco passa a contar com quatro ministros: André de Paula (Pesca), José Múcio Monteiro (Defesa), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e o próprio nos Portos e Aeroportos. Essa forte presença pernambucana na Esplanada pode consolidar a chegada de mais investimentos para o estado.
Pelo seu trânsito em Brasília, tornando-se um dos melhores parlamentares da bancada federal pernambucana, Silvio tem tudo para fazer um grande trabalho à frente da pasta e não só isso, tornar-se um importante ator majoritário em Pernambuco, uma vez que nestes quase vinte anos de vida pública sempre demonstrou competência e capacidade nas funções que ocupou mas estava numa condição de coadjuvante. As circunstâncias políticas levam o parlamentar a um inédito papel de protagonismo, que se for bem explorado lhe dará condições de pelo menos reivindicar uma das duas vagas ao Senado na chapa da Frente Popular em 2026.
Elogios – Tão logo tomou conhecimento da nomeação de Silvio Costa Filho, a governadora Raquel Lyra elogiou a indicação e afirmou que irão trabalhar juntos pelo desenvolvimento do estado e do país.
Reforçando a base – A chegada dos novos ministros André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) reforça a base do presidente Lula no Congresso Nacional, partidos dos novos ministros, PP e Republicanos, respectivamente, apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, e juntos possuem cerca de 90 deputados federais.
De volta – Após ficar na primeira suplência em 2022, Ossesio Silva volta à Câmara dos Deputados no lugar de Silvio Costa Filho. O parlamentar sempre teve bom trânsito entre a bancada pernambucana e todos comemoraram sua volta a Brasília.
Daniel Coelho – Com a abertura do verão, o secretário de Turismo, Daniel Coelho, tem forte expectativa para a nova temporada, uma vez que uma das potencialidades do nosso estado é o rico litoral. A secretaria tem atuado em diversas frentes para fomentar o desenvolvimento turístico de todas as regiões do estado.
Céu de brigadeiro – O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, vive a melhor condição dentre seus colegas gestores na RMR. Com quase 90% de aprovação, Vinícius imprimiu um ritmo intenso de trabalho e praticamente não tem adversários na disputa de 2024.
Inocente quer saber – Existe outro prefeito numa condição tão privilegiada quanto a de Labanca em Pernambuco?
Deixe um comentário