
João Campos vai ao Pajeú e fortalece projeto para 2026
O prefeito do Recife, João Campos, esteve no último fim de semana em Afogados da Ingazeira para participar do Congresso Regional do PSB. O evento, que reuniu prefeitos, deputados e lideranças do Pajeú, foi mais um movimento estratégico da sigla em direção às eleições de 2026. Embora o discurso oficial tenha sido de fortalecimento do partido e da Frente Popular, o encontro reforçou algo que já se desenha nos bastidores: João Campos como nome natural para a sucessão estadual.
Acompanhado dos deputados federais Felipe Carreras e Pedro Campos, e dos estaduais Sileno Guedes, Diogo Moraes, Rodrigo Farias, Júnior Matuto e Waldemar Borges, João Campos teve seu nome mencionado por diversas lideranças como o futuro governador de Pernambuco. O movimento é compreensível. Prestes a assumir a presidência nacional do PSB, o prefeito do Recife se consolida como uma das principais figuras políticas do partido no cenário nacional e, internamente, como o nome mais forte para liderar a Frente Popular em 2026.
O evento também contou com a presença da presidente estadual do Solidariedade e pré-candidata ao Senado pela Frente Popular, Marília Arraes. Sua participação é mais um indicativo da tentativa de unidade dentro da base governista, mesmo após um histórico recente de disputas com o PSB. Marília, que disputou o governo estadual em 2022, agora se alinha à Frente Popular, o que pode fortalecer o grupo para a próxima disputa majoritária.
Outro ponto relevante do encontro foi a sinalização de que o PSB busca reorganizar sua base no interior, especialmente no Sertão do Pajeú, onde já teve grande influência, e ainda possui forte presença eleitoral. A presença maciça de prefeitos e lideranças na reunião mostra que o partido ainda mantém capilaridade na região, mas precisa trabalhar para consolidar essa força nos próximos anos.
O prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, reafirmou seu compromisso em fortalecer a legenda e torná-la o maior partido da centro-esquerda brasileira durante o evento em Afogados da Ingazeira. Prestes a assumir a presidência nacional da sigla, Campos destacou a importância de aliar tradição e renovação para ampliar a presença do PSB no país, ressaltando que o partido “tem cheiro de futuro” e seguirá defendendo o campo democrático.
Embora João Campos evite falar publicamente sobre 2026, sua presença em eventos como esse, sua ascensão dentro do PSB e sua gestão bem avaliada no Recife deixam claro que sua candidatura ao governo de Pernambuco é uma possibilidade cada vez mais concreta. Resta saber como a movimentação dos adversários e o próprio cenário nacional irão influenciar essa construção.
Atendimento completo – Durante o “Gabinete Itinerante do Senado Federal”, realizado em Salgueiro, o senador Fernando Dueire (MDB) garantiu atendimento completo aos 19 prefeitos presentes. Para isso, contou com sua assessoria e com a presença de Aristeu Plácido, seu chefe de gabinete em Brasília, ampliando o apoio às demandas municipais.
Encontro – Durante sua viagem ao interior, o senador Fernando Dueire fez questão de visitar o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, no sábado. Durante o encontro, Dueire colocou seu mandato à disposição da cidade. Zeca, por sua vez, convidou o senador para participar do São João deste ano, que teve sua programação anunciada na última sexta-feira e teve massiva aprovação dos presentes.
Ministro Municipalista – O ministro Silvio Costa Filho vem trabalhando fortemente pelos municípios de Pernambuco; uma pauta que defende desde quando era vereador do Recife. Como ele mesmo diz, Silvio é um municipalista convicto. Nesse sentido, Costa Filho tem recebido cerca de 20, 30 prefeitos por semana, em Brasília, para destravar essas ações.
Aniversário – O dia 31 de março será especial para a primeira-dama do Jaboatão, Andrea Medeiros, que comemora mais um aniversário. Seu trabalho à frente de projetos sociais tem feito a diferença no município. Muitas felicidades e sucesso em sua caminhada!
Brasília – Logo mais, embarco rumo à capital federal para mais uma semana de acompanhamento da atividade legislativa no Congresso Nacional e também para dialogar com atores políticos da nossa república. Você poderá acompanhar todas as movimentações através do blog e das nossas redes sociais.
Inocente quer saber – Sebastião Oliveira estaria articulando para levar Marília Arraes para o palanque de Raquel Lyra?
Deixe um comentário