A nova estrela do Republicanos
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, indiscutivelmente fez do Republicanos um partido importante em Pernambuco, prestes a findar o prazo de filiação, tudo indica que o partido lançará um número significativo de candidatos a prefeito espalhados por todo o estado. A função de ministro fez de Silvio um importante player para 2026, podendo disputar o Senado Federal na chapa da Frente Popular. Além dele, a legenda tem mais outros quatro deputados: os federais Augusto Coutinho e Ossesio Silva e os estaduais Mário Ricardo e William Brigido.
Mas é outro quadro que deverá ter forte protagonismo no partido. Ele sequer está filiado à legenda, até porque precisa da janela de 2026 para executar essa filiação. Trata-se do presidente da Alepe, o deputado estadual Álvaro Porto. Mesmo não filiado ao Republicanos, Álvaro se tornou um dos maiores fiadores do partido, primeiro ao levar seus prefeitos, que não são poucos, para a legenda, e depois deverá ser um canal de filiação de deputados estaduais para o partido em 2026, pois a força da sua caneta deverá alavancar a bancada do Republicanos.
Em contas preliminares, a expectativa é que o partido possa ter pelo menos dez deputados estaduais em 2026, o que faria da legenda uma das maiores bancadas da Casa de Joaquim Nabuco. A cada dia que passa, Álvaro Porto torna-se um importante ator no estado e extremamente relevante para o projeto do Republicanos em Pernambuco.
Otimismo – O senador Fernando Dueire ficou bastante animado com o futuro do MDB para 2024. Na capital pernambucana, a expectativa da legenda, após formalizar aliança com o prefeito João Campos, é eleger quatro vereadores. Já no tocante a prefeituras, a expectativa seria dobrar de tamanho ou até mesmo triplicar. Atualmente são nove prefeitos na legenda, que deverá lançar cerca de cinquenta nomes.
Guia – A exibição de propaganda em horário eleitoral gratuito irá, neste ano, de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno do pleito. A propaganda no horário eleitoral gratuito será veiculada nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF. Nas eleições deste ano, o tempo será dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% por cento para cargo de vereador.
Arrecadação – A partir de 15 de maio, será oficialmente permitido que pré-candidatos façam a arrecadação de recursos para campanha na modalidade de financiamento coletivo, desde que sem pedir voto e obedecendo as regras relativas à propaganda eleitoral na Internet. O Ministério Público Eleitoral fiscalizará o cumprimento dessas regras e pode propor ações à Justiça contra aqueles que fizerem propaganda eleitoral antecipada. Nesses casos, a peça irregular é retirada do ar e os responsáveis podem ser condenados ao pagamento de multa.
Inocente quer saber – João Campos fechará a janela partidária com seu favoritismo consolidado?
Deixe um comentário