A meta de João Campos
Ostentando elevados índices de aprovação no Recife, o prefeito João Campos chegou no último ano deste primeiro mandato com um reconhecimento da população, que suplantou a desconfiança tanto na eleição de 2020 quanto do início da gestão em 2021. O prefeito alavancou os investimentos e transformou a cidade num canteiro de obras, fazendo com que a população voltasse a ter uma sensação de bem-estar no Recife.
O socialista viu o PSB perder sua hegemonia no estado, ao encerrar o ciclo de dezesseis anos de poder do partido. O que poderia significar fragilidade do seu projeto acabou beneficiando sua gestão e a sua própria imagem, uma vez que ele passou a ter mais liberdade para se portar como uma liderança que apontasse para o futuro do partido.
Visto como provável candidato do PSB na disputa de 2026 pelo governo de Pernambuco, João Campos precisará ser reeleito com uma expressiva votação em 2024, de preferência que suplante seu próprio desempenho no segundo turno de 2020 e o melhor desempenho de um prefeito reeleito da história do Recife que foi João Paulo com 56% dos votos válidos no primeiro turno de 2004.
Se atingir pelo menos 60% dos votos válidos e lograr êxito na primeira etapa, João Campos terá feito a sua parte para chegar fortalecido em 2026 e considerar a possibilidade de renunciar ao cargo para disputar o Palácio do Campo das Princesas. A eventual renúncia dependeria também do desempenho da governadora Raquel Lyra, que se não estiver ostentando boa avaliação, contribuirá para que João Campos seja mesmo seu adversário em 2026.
Federação – PSDB e PDT costuram uma federação que poderia incluir também o Podemos. Os dois partidos teriam 35 parlamentares, se atraíssem o Podemos, iriam para 48 deputados federais, tendo também o Cidadania. Em Pernambuco, os quatro partidos estão na base de sustentação da governadora Raquel Lyra, o que facilitaria muito as costuras caso a federação avance.
Lançamento – Nesta segunda-feira (18), às 14h30, a governadora Raquel Lyra e o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne, inauguram a Casa do Trabalhador, a Casa da Trabalhadora e o Centro de Qualificação da Mulher. Os novos equipamentos vão modernizar o Sistema Nacional de Emprego, oferecendo serviços como cadastro de currículos e orientação profissional. Apesar da previsão inicial, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, não poderá comparecer devido a conflitos de agenda.
Rodrigo Pinheiro – Um grandioso ato com a presença da governadora Raquel Lyra deu o start para a reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro em Caruaru. O PSDB terá como prioridade absoluta a renovação do mandato de Pinheiro, que sucedeu Raquel na prefeitura e terá a missão de dar continuidade ao seu legado, caso logre êxito na empreitada.
Inocente quer saber – Quem é o principal adversário de João Campos no Recife?
Deixe um comentário