Discussão internacional
A governadora Raquel Lyra embarcará rumo a Dubai esta semana para participar da COP28 junto com a comitiva do presidente Lula. A pernambucana foi a única governadora do Nordeste escalada para a falar na Local Climate Action Summit (LCAS), além de ser uma das poucas lideranças femininas dentro da rede Under2 Coalition – maior rede de governos subnacionais pelo Clima.
As questões climáticas têm sido uma preocupação internacional, uma vez que o aquecimento global é mais do que uma discussão de estudiosos sobre o tema, a população já sente claramente os efeitos do aumento da temperatura média em todo o planeta.
A presença da governadora neste evento não só é importante pela conjuntura das discussões que acontecerão por lá, mas principalmente pela liderança que ela vem desempenhando a nível regional e nacional. Participar de um evento de tamanha magnitude sem sombra de dúvidas consolida a imagem da pernambucana, que fez história nas eleições de 2022 ao ser a primeira mulher a se eleger governadora de Pernambuco.
Após a participação da COP28 em Dubai, é fundamental que o governo estadual possa colocar em prática o que será apresentado pela chefe do executivo, uma vez que o tema também diz respeito a Pernambuco e que tem grande preocupação em mitigar os impactos ambientais que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos.
Defensoria – O presidente Lula (PT) indicou Leonardo Magalhães para o cargo de defensor público-geral da União. Magalhães é defensor há 15 anos e atuou como defensor junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos. A indicação vem após uma longa vacância no comando da Defensoria. O vácuo foi provocado pela recusa do Senado em aprovar a indicação do defensor Igor Roque, sugerido pelo próprio Lula, em grave derrota para o Governo Federal. A nova indicação já foi encaminhada ao Senado Federal e depende de 41 votos para aprovação.
Anderson Ferreira – Principal nome do PL em Pernambuco, o ex-prefeito Anderson Ferreira, que é presidente estadual do partido, está bastante confiante no desempenho da legenda em 2024, a começar por Jaboatão dos Guararapes, onde o partido pretende reeleger o prefeito Mano Medeiros.
Postulante – Depois de quase 10 anos atuando nos bastidores da política vitoriense, o jornalista Luís Boaventura, colocou seu nome à disposição da população. Está pré-candidato a vereador no município. Boaventura já foi ouvidor da câmara municipal e chefe de gabinete do então vereador,
Professor Edmo, atual vice-prefeito de Vitória e aliado da governadora Raquel Lyra.
Sem identidade – Preterido em Jaboatão dos Guararapes, Joel da Harpa mudou o título do Recife para o Cabo de Santo Agostinho com o objetivo de disputar a prefeitura pelo PL. Apesar do movimento, suas chances são ínfimas porque não possui nenhuma identidade com a cidade.
Inocente quer saber – Joel da Harpa terá condições de se reeleger em 2026?
Deixe um comentário