Amupe faz Congresso com queda do FPM
Nesta segunda-feira inicia-se o sexto congresso pernambucano de municípios realizado pela Amupe. Sob a presidência da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, a Amupe faz mais uma edição do evento que reunirá prefeitos de todas as regiões do estado. Após um período de arrecadação robusta, em que os municípios tornaram-se superavitários durante a Covid-19, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro repassou recursos sem fazer distinção, o cenário mudou nestes oito meses do governo Lula.
Há municípios que viram a queda do FPM chegar a 35% praticamente inviabilizando a manutenção de serviços essenciais. Pois a principal fonte de receita da maioria dos municípios pernambucanos é o repasse constitucional do fundo. Alguns prefeitos chegaram a declarar que precisarão cortar muito da própria carne para manter os serviços essenciais funcionando, outros, a exemplo do prefeito de Taquaritinga do Norte, chegou a afirmar estar morrendo de saudades do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O fato é que a Amupe precisará deixar muito claro junto a bancada federal de deputados e senadores que da forma como está não pode continuar. E que o governo federal precisará reverter essa tendência de queda do FPM observada nos últimos meses sob pena de inviabilizar a parte mais frágil da relação federativa e que possui a maior quantidade de obrigações, que são os municípios.
Presença – Cumprindo uma tradição dos seus antecessores, a governadora Raquel Lyra prestigiará a abertura do congresso da Amupe no Centro de Convenções nesta segunda-feira. O governo de Pernambuco tem somado esforços para fortalecer os investimentos nas cidades pernambucanas.
Baixa – A saída de Evandro Avelar talvez tenha sido a principal baixa do governo Raquel Lyra. Técnico extremamente qualificado, Evandro tem também grande sensibilidade política e por isso tem envergadura para ocupar qualquer função pública no país.
Minirreforma eleitoral – Os advogados Delmiro Campos e Walber Agra são os nomes de Pernambuco que vão marcar presença nas audiências públicas na Câmara Federal visando a minirreforma eleitoral para as eleições de 2024. As audiências do Grupo de Trabalho acontecem até o dia 31 de agosto.
Homenagem – Nesta segunda (28), às 18h, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá uma reunião solene em homenagem aos 76 anos do PSB. O evento terá a participação da militância da legenda e de prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos, deputadas e deputados, vereadoras e vereadores e outras lideranças. O momento foi proposto pelo deputado Sileno Guedes.
Reconhecimento – De acordo com o parlamentar, que preside o PSB em Pernambuco e é líder da bancada do partido na Alepe, a reunião solene será mais um momento de exaltação à trajetória da sigla na qual militaram João Mangabeira, Miguel Arraes, Eduardo Campos e tantos outros homens e mulheres que ajudaram a construir a história do Partido Socialista Brasileiro no estado e no país.
Inocente quer saber – O que os municípios farão se continuar essa queda abrupta do FPM?
Deixe um comentário