João Campos vira nome nacional
Reeleito com a maior votação da história do Recife, com 78,11% dos votos válidos, o prefeito João Campos assumiu de forma interina a presidência nacional do PSB, e liderou a oficialização do apoio do seu partido ao deputado federal Hugo Motta para a presidência da Câmara dos Deputados. Esse movimento já foi um spoiler do que virá pela frente, uma vez que a expectativa de todos é que João Campos seja oficializado presidente nacional do partido já em 2025, o que lhe daria uma mobilidade ainda maior a nível nacional.
Herdeiro político de Eduardo Campos, João tem seu nome lembrado para disputar o governo de Pernambuco em 2026 contra a atual governadora Raquel Lyra (PSDB), mas até lá, suas movimentações tendem a ser cada vez mais nacionalizadas com o objetivo de demonstrar conteúdo político e capacidade de articulação, o que pôde ser percebido na recente entrevista ao Roda Viva.
Prestes a completar 31 anos de idade, João Campos já coleciona três importantes vitórias eleitorais, sendo o deputado federal mais votado de Pernambuco em 2018, prefeito eleito do Recife em 2020 derrotando sua prima Marília Arraes no segundo turno e nas eleições deste ano bateu o recorde da história recifense com uma expressiva votação.
Muita gente tem falado na sua candidatura a presidente da República em 2026, mas ele não terá idade para disputar o cargo, tendo apenas condição de ser candidato a governador, cuja idade mínima é de 30 anos, enquanto para presidente é necessário ter 35 anos. Em 2026, ele completará 33 anos, o que lhe deixaria fora da disputa pelo Planalto.
Mesmo impossibilitado de ser candidato a presidente, ter seu nome lembrado é de longe um reconhecimento ao que ele tem feito na prefeitura do Recife, mais do que fazendo uma boa gestão mas revolucionando a forma de fazer política no Brasil. Ele aponta para o futuro do país, e indiscutivelmente os próximos vinte anos tanto em Pernambuco quanto no Brasil terão João Campos como protagonista político.
Prêmio – O programa itinerante “Alepe Cuida” da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) é finalista do prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria atendimento ao cidadão. Concorre com outras seis assembleias do país, destacando-se por levar serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado aos municípios pernambucanos. A iniciativa, coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe (SSMO), realizou 39.065 atendimentos em 14 cidades desde sua criação em 2023. Os vencedores serão anunciados durante a 27ª Conferência Nacional da Unale, que ocorrerá em dezembro, no Rio de Janeiro.
Reconhecimento – A indicação do Alepe Cuida é um reconhecimento da iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco, fruto de uma parceria entre o presidente Álvaro Porto e o primeiro-secretário, Gustavo Gouveia. O programa tem beneficiado milhares de pernambucanos e tem como organizadora a Superintendência de Saúde da Alepe, comandada por Wildy Ferreira.
Bate-chapa – A decisão do PP do deputado federal Eduardo da Fonte de apoiar a postulação de Francismar Pontes oficializou o bate-chapa pela primeira-secretaria da Alepe entre o atual primeiro-secretário Gustavo Gouveia e o deputado Francismar. A eleição será no próximo dia 2 de dezembro.
Aceno – Após colocar o PT no seu governo, a governadora Raquel Lyra fez novo aceno ao Palácio do Planalto ao sinalizar apoio a Lula na contramão do PSDB, que decidiu ser oposição. Raquel dá mais um passo em direção ao PSD e ao presidente Lula.
Inocente quer saber – Quem vencerá a disputa pela primeira-secretaria da Alepe?
Deixe um comentário