Álvaro amplia bases
Eleito para o terceiro mandato com 46.026 votos, Álvaro Porto foi um dos primeiros aliados da governadora Raquel Lyra, quando muitos apontavam que ela não tinha viabilidade eleitoral por não ter a estrutura de outros postulantes. Por ser correligionário da governadora, Álvaro ficou credenciado para disputar a presidência da Alepe e obteve a unanimidade dos votos em fevereiro.
Passados cinco meses de sua gestão à frente da Alepe, Álvaro permanece em alta com os pares por ter cumprido todos os acordos que estabeleceu na campanha ao comando da Casa Joaquim Nabuco, e mais recentemente voltou a ter uma boa relação com a governadora, o que gerou um ambiente de maior estabilidade política.
Essa forte liderança exercida na Alepe e na condição de terceiro na linha sucessória do estado tem despertado o interesse de prefeitos, vereadores e lideranças políticas, e somente esta semana, o chefe do legislativo estadual recebeu o apoio do vereador do Recife, Victor André Gomes, de vereadores, vice-prefeitos e de grupos de oposição espalhados por todo o estado, como Alagoinha, Carnaíba, Cabrobó, Itaquitinga e Nazaré da Mata.
Ampliando suas bases da forma como vem fazendo, além da possibilidade de reeleição com folga, Álvaro terá condições de ser um importante ator eleitoral em 2026, podendo disputar um mandato de federal ou até mesmo compor uma majoritária no projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra.
Áreas Infantis – O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) emitiu parecer pela aprovação do Projeto de Lei 5.338/2020, que cria normas de segurança para áreas infantis de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Entre outras medidas, o PL torna obrigatório o uso de câmeras de vigilância para que se recuperem imagens em casos de acidentes ou abusos.
Preparação – No início da sessão do Tribunal Superior Eleitoral da última terça (1º), que marcou a abertura do segundo semestre de 2023, o presidente Alexandre de Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral “está preparando e organizando as Eleições Municipais de 2024 e continuará se modernizando para inibir novas modalidades de fraudes eleitorais”. Segundo o ministro, a Justiça Eleitoral avança na modernização para coibir as “novas formas de fraudes, bem como de abuso de poder econômico e político”.
Livre – Por unanimidade de votos, o Tribunal Superior Eleitoral negou provimento a dois recursos que pediam a inelegibilidade do ex-governador do Maranhão e atual ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), por suposto abuso de poder político nas eleições de 2018. Dino está cotado como presidenciável em 2026 e também como possível indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal.
Delmiro Gouveia – O presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, tem se debruçado no aperfeiçoamento da gestão e na modernização do órgão, que data de 1535, sendo um dos equipamentos públicos mais antigos do estado e teve forte participação na construção econômica, social e histórica do Recife e de Pernambuco.
Inocente quer saber – Quais são os projetos políticos e eleitorais de Álvaro Porto para 2026?
Deixe um comentário