
Ciro Nogueira confirma avanço na federação entre Progressistas e União Brasil
O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) confirmou na última terça-feira (08) que estão em fase final as tratativas para a formação de uma federação partidária entre o Progressistas (PP) e o União Brasil. De acordo com o ex-ministro da Casa Civil, o processo está bem consolidado, já foi aprovado pelos membros do Progressistas, e depende agora apenas da conclusão das conversas com o União Brasil. A expectativa é que o anúncio oficial ocorra nos próximos 15 dias.
“Está bem consolidada [a federação União Brasil–Progressistas], nós aprovamos no Progressistas. Acho que as tratativas com o União Brasil estão nos finalmente. Eu acredito que, nos próximos 15 dias, deve ser anunciada”, afirmou o senador em entrevista à imprensa.
Caso seja efetivada, a federação formada pelos dois partidos se tornará o maior grupo político da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares. Além disso, o bloco contará com 13 senadores, seis governadores e cerca de 1.343 prefeitos em todo o país. Os números consolidam a força da aliança e apontam para uma nova configuração no equilíbrio de forças do Congresso Nacional.
A formação da federação é estratégica, especialmente no contexto pré-eleitoral de 2026. A legislação exige que partidos federados atuem em conjunto por um período mínimo de quatro anos, com unificação nas decisões legislativas, fundo partidário e tempo de televisão. Na prática, essa união amplia o poder de articulação dos partidos envolvidos, tanto no Legislativo quanto nas disputas executivas em âmbitos estadual e nacional.
A federação entre Progressistas e União Brasil pode influenciar diretamente as disputas eleitorais municipais de 2026, além de representar uma alternativa robusta de centro-direita para a sucessão presidencial. A união também deve impactar diretamente os palanques regionais, fortalecendo candidaturas a governos estaduais e ao Senado, além de reconfigurar o posicionamento da oposição e da base de apoio ao governo federal.
Com a declaração de Ciro Nogueira, o cenário político nacional entra em compasso de espera pela formalização do acordo, que, uma vez oficializado, dará início a uma nova etapa de articulações rumo às próximas eleições. A movimentação confirma a intenção de fortalecer blocos partidários com maior consistência e coesão ideológica.
Cabo – Às vésperas de completar 100 dias de gestão, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou a construção do Parque Compaz, no bairro de Torrinhas, e a revitalização da Praça 9 de Julho e do teatro local, com foco em atividades esportivas, culturais, de lazer, educação e cidadania. As obras do Parque Compaz começam no segundo semestre e o espaço contará com equipamentos como biblioteca, piscina, quadras, academia, feirinha e palco para eventos. Já a revitalização da praça e do teatro, com investimento de R$ 18 milhões, terá início em maio, com duração prevista de nove meses.
Crítica – Durante sessão solene em memória às vítimas do Holocausto, realizada na última terça-feira (08/04) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Coronel Alberto Feitosa se solidarizou com a comunidade judaica e criticou duramente o governo do presidente Lula, referindo-se à fala do chefe do Executivo em defesa do grupo terrorista Hamas. “Eu repudio totalmente a forma como esse Governo brasileiro se comporta diante daquilo que está acontecendo com o povo judeu”, afirmou. A cerimônia, presidida por Feitosa, foi uma iniciativa do deputado Antônio Coelho e contou com a presença de representantes da Federação Israelita de Pernambuco.
Custódia – O instituto DataTrends divulgará nesta quinta-feira mais um levantamento de avaliação de gestão municipal. Agora será a vez de Custódia, da gestão do prefeito Manoel Messias (PSD). Os números serão divulgados a partir das 9 horas.
Inocente quer saber – PP e União Brasil formarão uma federação robusta?
Deixe um comentário