
Lula derrete e perde força também no Nordeste
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela um cenário preocupante para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pela primeira vez desde o início do mandato, a desaprovação do governo ultrapassou os 50%, chegando a 56%, enquanto a aprovação caiu para 41%. Esse é o pior índice registrado até agora e reflete um acúmulo de insatisfações da população, especialmente em relação à economia. O levantamento, realizado entre os dias 27 e 31 de março, ouviu 2.004 brasileiros e indica que 56% dos entrevistados acreditam que a economia do país piorou nos últimos 12 meses. Além disso, 56% consideram que o Brasil está indo na direção errada, enquanto apenas 36% avaliam que o país segue no caminho certo.
A queda na aprovação do governo atingiu segmentos que historicamente demonstravam maior apoio a Lula. No Nordeste, onde o petista sempre teve vantagem expressiva, a aprovação e a desaprovação agora estão tecnicamente empatadas, com 52% de aprovação e 46% de desaprovação. Entre os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos, o índice de aprovação também caiu e está em 52%, enquanto 45% desaprovam a gestão. No Sudeste, a desaprovação subiu para 60%, contra 37% de aprovação. No Sul, 64% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto no Centro-Oeste e Norte a desaprovação chegou a 52%, contra 44% de aprovação.
O desgaste também avançou entre as mulheres, que agora desaprovam mais do que aprovam o governo (53% a 43%). Entre os jovens de 16 a 34 anos, a reprovação cresceu 12 pontos percentuais, atingindo 64%, enquanto a aprovação caiu para 33%. Outro fator que pesa contra o governo é a percepção econômica. Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados afirmam que o poder de compra diminuiu, enquanto 53% dizem que está mais difícil conseguir emprego. A inflação também impacta diretamente o humor dos consumidores: 88% afirmam que os preços dos alimentos subiram no último mês, e 70% dizem o mesmo sobre os combustíveis.
O levantamento ainda aponta que a aprovação de Lula caiu entre os que votaram nele no segundo turno de 2022. Agora, 72% desses eleitores aprovam seu governo, uma queda de nove pontos percentuais em relação aos 81% registrados em janeiro. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 92% desaprovam a atual gestão. Com esse cenário, o governo precisa reagir para evitar um desgaste ainda maior, especialmente no que diz respeito à economia, principal fator da insatisfação popular.
Alternativa – O presidente estadual do MDB, Raul Henry, cogita não ser candidato à reeleição para apoiar o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, para o posto. Paulo Roberto deverá ter como adversário o senador Fernando Dueire. Alinhado com o prefeito João Campos, Raul luta para evitar que o MDB apoie a reeleição da governadora Raquel Lyra.
Desorganizada – Uma cidade estratégica do sertão, cuja atuação tem forte influência no estado, está com problema de fluxo de caixa, devendo a Deus e o mundo. Essa situação tem incomodado fornecedores.
Aprovação – O ex-ministro do Turismo e Cultura e ex-candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), teve sua prestação de contas da campanha eleitoral de 2024 aprovada sem ressalvas pela Justiça Eleitoral de Pernambuco. O parecer da Auditoria da Justiça Eleitoral destaca que foram mais de R$ 6 milhões utilizados regularmente, sem nenhuma irregularidade. Isso comprova que toda a arrecadação e aplicação de recursos financeiros seguiram rigorosamente as normas e legislações vigentes. Gilson Machado reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade, valores que sempre pautaram sua trajetória na vida pública.
Saída – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, anunciou sua saída do PSDB, partido pelo qual foi eleito vice-prefeito em 2016, reeleito em 2020 e prefeito no primeiro turno em 2024. A decisão foi comunicada previamente ao presidente nacional da legenda, Marconi Perillo, e à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). Sem nova filiação no momento, Rodrigo afirmou que seu foco está em Caruaru e que seguirá trabalhando para o desenvolvimento da cidade, além de reafirmar seu apoio ao projeto político de Raquel Lyra para 2026.
Inocente quer saber – Lula poderá desistir de tentar a reeleição em 2026?
игра 1вин http://1win6003.ru/ .
игра 1вин http://1win6003.ru .