Vice de João Campos afunila para dois nomes
O prefeito João Campos filiou quatro integrantes da sua equipe a partidos que compõem a sua base política, foram eles: Marília Dantas (Infraestrutura) ao MDB, Felipe Matos (Planejamento) ao Republicanos, Maíra Fischer (Finanças) ao União Brasil e Victor Marques (Chefe de gabinete) ao PCdoB. A menos de dez dias para o fim do prazo de desincompatibilização para quem for disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito, tudo indica que João Campos optará por um de dois nomes que passaram a integrar partidos políticos.
A avaliação geral é que Felipe Matos e Maíra Fischer estão fora do páreo, e que o socialista optará por Victor Marques ou Marília Dantas. Victor é amigo de infância do prefeito e ocupou a função de chefe de gabinete quando ele era deputado federal. A relação é de estrita confiança entre os dois, o que daria a segurança necessária para uma eventual renúncia em 2026. Mas esse não é o único fator que pesa a favor de Victor, o fato de estar na federação liderada pelo PT obrigaria o partido a aceitar a escolha de João sem muito questionamento.
A outra opção seria Marília Dantas, onde João Campos acenaria ao MDB do senador Fernando Dueire e manteria o espaço feminino na sua chapa, ocupado atualmente por Isabella de Roldão. Independente do escolhido, João Campos teria, tanto em Victor quanto em Marília, pessoas da sua confiança para dar continuidade a sua exitosa gestão em caso de reeleição em outubro e de renúncia em 2026 para disputar o governo de Pernambuco. Extremamente silencioso quanto ao tema, João Campos ainda terá prazo para oficializar o seu vice, mas se confirmar a expectativa e exonerar apenas dois membros de sua equipe, sinalizará para o afunilamento da escolha.
Educação – Com o programa Primeiras Letras, Recife subiu do 21° para o 6° lugar entre as capitais brasileiras na taxa de alfabetização na idade certa, superando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em 2023, 62,4% dos alunos da rede pública municipal foram alfabetizados até os 7 anos, acima da média nacional de 56%. Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação, refletem o sucesso dos investimentos da Prefeitura do Recife em educação, beneficiando mais de 35 mil estudantes. O prefeito João Campos destacou o compromisso contínuo e o esforço coletivo dos profissionais de educação como fundamentais para essa conquista.
Almoço – A governadora Raquel Lyra almoçou com empresários do Lide Pernambuco e prestou conta dos seus primeiros dezessete meses de mandato. A governadora demonstrou otimismo com a execução de obras estruturadoras como o arco metropolitano e a Transnordestina.
Irradiando – Após eleger a deputada federal Iza Arruda, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, ampliou a presença do seu grupo político para a metropolitana ao emplacar Rafael Arruda como vice de Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes. Paulo Roberto mira alto, e sonha com a possibilidade de disputar um cargo majoritário em 2026.
Inocente quer saber – Quem será o vice de João Campos, Victor ou Marília?
Deixe um comentário