Sinal verde para o PT
A decisão da governadora Raquel Lyra de exonerar indicados do PL de órgãos do governo fortaleceu a tese de afastamento do partido da base governista. Esse movimento gerou uma expectativa para que a especulada troca do DETRAN se confirme, priorizando a aliança com o PP, do deputado federal Eduardo da Fonte, que deverá indicar o presidente do órgão.
Este movimento tende a fidelizar a bancada do PP na Alepe, composta por oito deputados estaduais, que já entregava mais votos do que o PL nas votações de interesse do Palácio do Campo das Princesas. Mas não é o único fator, ontem o deputado estadual João Paulo, liderança histórica do PT, defendeu que o partido se una em torno de Raquel Lyra. A legenda possui três deputados estaduais, além do próprio, Doriel Barros e Rosa Amorim.
Este movimento ocorre em meio às discussões sobre a vice de João Campos que tende a não ficar com o PT, condição que era colocada pelo partido para manter a aliança na capital pernambucana e permanecer na oposição ao governo estadual. Caso se concretize o movimento de aproximação com o PT, a governadora Raquel Lyra passará a ter uma relação ainda melhor com o presidente Lula e o Palácio do Planalto e terá condições até mesmo de formalizar uma aliança com o partido na busca pela reeleição em 2026.
Secretaria – Há quem defenda que a governadora Raquel Lyra oferte uma importante secretaria ao PT para consolidar este movimento, trazendo para si não só a bancada estadual como o apoio da bancada federal que tem um deputado e dois senadores do partido.
No ataque – O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa questionou em pronunciamento no Plenário ontem: “na hora que assumiu o Governo, a governadora Raquel Lyra deu aumento de 126% para ela e para vice-governadora enquanto para os policiais militares e bombeiros militares oferta 3,5% este ano, 3,5% em 2025 e 3% em 2026. Isso é um absurdo!”
Candidatura própria – Maior partido do Brasil, o PL tem tudo para apresentar novamente um projeto para o governo de Pernambuco em 2026. A legenda garantirá também um palanque para o bolsonarismo na disputa pelas eleições gerais. Esse movimento de afastamento da governadora Raquel Lyra do PL torna esse movimento inexorável.
Incansável – O senador Fernando Dueire (MDB) prosseguiu com sua agenda pelo interior de Pernambuco para cidades como Bezerros e Caruaru. Desde que assumiu o mandato, Dueire não só tem enviado recursos para os municípios pernambucanos como tem sido presente nas cidades com visitas frequentes.
Inocente quer saber – Quem seria o nome do PL na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em 2026?
Deixe um comentário