Fiador da estabilidade
Com uma vasta trajetória na vida pública, José Múcio Monteiro destacou-se como um político de direita, tendo atuado no PFL e sido um de seus expoentes na década de 90. Sua habilidade política o aproximou de Lula num dos momentos mais difíceis do governo, e desde então eles mantêm uma sólida relação. Múcio foi ministro das Relações Institucionais no segundo governo Lula e com a volta do petista ao Planalto, após ter sido ministro do TCU indicado pelo próprio presidente, e ido para a iniciativa privada, aceitou um novo desafio, comandar o ministério da Defesa.
Assumir a Defesa após quatro anos do governo Jair Bolsonaro que militarizou todas as áreas se sua gestão não era tarefa das mais fáceis, e por ter um trânsito fácil com diversos setores da capital federal, Múcio foi a escolha mais adequada do presidente Lula para a função. Com sete meses completados à frente da pasta, José Múcio conseguiu estabilizar a relação do governo Lula com os militares e tem sido de fundamental importância para que o presidente tenha liberdade para cuidar de outras demandas.
Não é novidade para ninguém que o ministro por conta da sua origem política seja visto com ressalvas por setores do PT e da esquerda, mas ele conta com a irrestrita confiança do presidente para seguir ajudando o governo a vencer os desafios. É importante registrar que os serviços prestados ao governo não se restringem à pasta que ocupa, Múcio por ter trânsito fácil na capital federal no TCU, STJ, STF e Congresso Nacional, acaba ajudando o governo também nas relações institucionais. Portanto, é de fundamental valia a contribuição do pernambucano ao governo Lula, que começa a ter uma melhor relação com o Congresso Nacional e poderá colher bons louros a partir do próximo ano com um ambiente mais pacificado e menos hostil ao seu governo.
Empetur – A Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur) participa do roadshow Porto de Galinhas na Estrada 2023, etapa América do Sul, nas cidades de Montevidéu, no Uruguai, em Buenos Aires, Rosário e Córdoba, na Argentina e em Assunção, no Paraguai com o intuito de promover os destinos turísticos do Estado de Pernambuco. Essas cidades são as principais emissoras de turistas internacionais para o Estado, sendo Porto de Galinhas, localizada em Ipojuca, um dos principais destinos escolhidos entre os argentinos que desejam visitar o Brasil.
Dialogando – A governadora Raquel Lyra está com uma relação cada vez melhor com os deputados estaduais e prefeitos pernambucanos. Ainda falta uma melhor interlocução com a bancada federal, mas os próprios parlamentares têm sublinhado que há um avanço em relação ao início do ano.
Janela – A tese da janela partidária funcionar para vereador e deputados nas eleições de 2024 vem ganhando força e deverá ser consolidada pelo Congresso Nacional até setembro deste ano para poder valer nas eleições municipais.
Inocente quer saber – O senador Fernando Dueire está fortalecendo o MDB de Pernambuco com sua atuação em Brasília?
Deixe um comentário