Carreras no páreo
Após ser especulado para assumir o ministério dos Esportes, o deputado federal Felipe Carreras (PSB) segue com a bola cheia em Brasília após liderar o blocão de partidos mais ao centro que dão sustentação ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), de quem é aliado incondicional.
No terceiro mandato na Câmara dos Deputados, Felipe Carreras vive seu melhor momento em Brasília após aproximar-se, ainda na legislatura anterior, de Lira. A relação está cada vez mais sólida, o que gerou a possibilidade dele ser indicado para a equipe ministerial de Lula, mas ao que tudo indica, há um projeto mais interessante para Carreras, que seria disputar a sucessão de Arthur Lira em fevereiro de 2025.
Alinhado com os parlamentares de centro, Felipe está filiado ao PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, e poderá ser uma alternativa mais palatável tanto para os partidos de esquerda quanto para os partidos que integram o centrão.
Evidentemente que o projeto ainda é muito incipiente e ainda tem muita água pra rolar até 2025, mas até lá Carreras tem tudo para continuar se consolidando junto aos seus pares e a depender das circunstâncias do momento tornar-se uma alternativa extremamente viável para ocupar a presidência da Câmara dos Deputados num momento estratégico, que será quando haverá a eleição presidencial de 2026 e quem for escolhido terá um papel muito relevante na função.
Guardas – Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional o Estatuto Geral das Guardas Municipais. O relator Gilmar Mendes explicou que “a lei federal apenas estabelece normas gerais da organização, instituição e exercício das guardas municipais, o que se insere na competência da União”. Segundo Gilmar, a legislação “preserva a autonomia dos municípios, pois deixa a cargo de cada um a criação das guardas municipais e a definição de sua estrutura e funcionamento, desde que observadas as normas gerais”. Também não há impedimento para que a guarda municipal exerça a fiscalização do trânsito.
José Jorge – Figura muito querida em Brasília, o pernambucano José Jorge, que foi deputado federal, senador, ministro de Minas e Energia e ministro do TCU, volta a realizar nesta quarta-feira a edição do seu tradicional São João na capital federal. A expectativa é que o evento possa reunir pernambucanos radicados em Brasília e políticos que possuem excelente relação com o ex-ministro.
Céu de brigadeiro – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vive o melhor momento da sua gestão desde que assumiu em abril do ano passado. O tucano fez um São João para ninguém botar defeito e chega cada vez mais fortalecido na busca pela reeleição em 2024.
Encontro – Acompanhado do deputado federal André Ferreira (PL), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL) recebeu o deputado federal Túlio Gadelha (Rede Sustentabilidade). Apesar de no âmbito nacional eles estarem em campos opostos, em Pernambuco Gadelha e Ferreira compactuam do apoio ao governo Raquel Lyra.
Inocente quer saber – Felipe Carreras seria um bom presidente da Câmara dos Deputados?
Deixe um comentário