PSB pode eleger dez federais em 2022
Detentor da maior bancada da Câmara dos Deputados com cinco parlamentares em Pernambuco, o PSB se prepara para dobrar sua representação em Brasília em 2022. Além dos atuais nomes, que tentarão a reeleição, Danilo Cabral, Felipe Carreras, Gonzaga Patriota, Milton Coelho e Tadeu Alencar, o PSB terá dois deputados estaduais que serão candidatos a federal e que já se encontram no partido, Clodoaldo Magalhães e Lucas Ramos. Também deputado estadual e pré-candidato a federal, Guilherme Uchôa Junior é esperado no PSB para tentar uma cadeira na Câmara. O vereador Eriberto Rafael também deverá ser candidato a federal pelo PSB.
Ainda não está descartada a possibilidade de Pedro Campos substituir seu irmão, João Campos, em Brasília, podendo ser um importante puxador de votos nas eleições do próximo ano. Por fim, há a expectativa da chegada de outros deputados federais de siglas que podem não montar chapas proporcionais, como Augusto Coutinho, Raul Henry, Renildo Calheiros e Sebastião Oliveira, que juntos, tiveram mais de 300 mil votos em 2018.
Considerando os votos já testados de quem está no partido, são quase 400 mil. Pedro Campos sendo uma espécie de puxador, poderá garantir mais 300 mil. E os deputados estaduais que seriam federais mais Eriberto Rafael têm potencial para pelo menos 350 mil. Levando em conta ainda a boa perspectiva de ter uma cauda representativa e os votos de legenda, o PSB poderá atingir algo em torno de 1,6 milhão de votos entre nominais e legenda.
Isso seria suficiente para eleger dez representantes em Brasília e os últimos chegarem com votações em torno de 70 mil, tendo então uma disputa bastante tranquila e com boas chances de vitória levando em consideração a manutenção da regra atual do fim das coligações para 2022.
2018 – Com muitos nomes que estariam nessas contas, o chapão do PSB, que contou com MDB, PSD e PCdoB em 2018, elegeu oito deputados federais. Com a chegada de alguns quadros que não estavam no mesmo chapão de 2018, eleger dez parlamentares é uma conta extremamente plausível. Naquela ocasião, o último eleito teve 53 mil votos, que foi Tadeu Alencar. O que poderá ter um ponto de corte ainda menor do que os 70 mil votos projetados.
Impeachment – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) adiou o debate sobre o pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A sessão estava marcada para a próxima terça-feira (20). Um dos conselheiros opinou que, antes de tratar o tema, seria melhor aguardar os resultados da CPI da Covid e do inquérito que foi instaurado pelo Supremo Tribunal Federal para investigar Bolsonaro. A proposta foi aceita, por unanimidade.
Adiamento – A sessão que discutia a PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados foi adiada para 5 de agosto. A decisão foi considerada uma vitória governista, que defende a pauta, que ganhou tempo para conseguir mais apoios para a PEC. Para valer em 2022, o voto impresso terá que ser votado nas duas casas até 2 de outubro, um ano antes das eleições do próximo ano.
Inocente quer saber – Depois do PSB, qual será o partido que mais elegerá deputados federais em 2022?
HENRIQUE diz
Eu pensei que quem elegia os candidatos era a população através do voto, mas agora é que eu estou sabendo que são os partidos que elegem os candidatos. É muita prepotência desses políticos! Como esta dizendo o PSB, o partido pode eleger dez candidatos federais para as próximas eleições. Infelizmente, isso só mostra como eles não levam em consideração a opinião da população e muito menos o que o povo pensa dos candidatos. Tudo acontece como eles querem e decidem quem vai ficar com poder nas mãos. Mas, na verdade e para infelicidade da nação, são os partidos que “manobram” e colocam em prática tudo o que podem fazer, quando se tem uma verba partidária de quase 6 bilhões de reais a sua disposição. Por isso, dizer que a população pode mudar a situação do nosso país só pelo fato de que podemos “escolher” os candidatos através do voto, isso é pura ilusão. O TSE obriga o povo a votar, mas, na realidade, quem elege os candidatos são os partidos.
JOSIMAR diz
Esses caras, fazem a gente de IDIOTAS, Maior exemplo foi o caso dos CELULARES , DOS VEREADORES DA CIDADE DO RECIFE , TODOS FICARAM CALADINHOS, DEPOIS QUE A MERDA FEDEU UM OU QUE FALOU.
João Tomaz. diz
Esta estatística falta combinar com os eleitores.