Pernambuco deve liderar retomada econômica no Nordeste
Pernambuco foi impactado pela crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, que reduziu de forma significativa a sua atividade desde março de 2020. O cenário de fechamento de empresas e perda de empregos aconteceu em praticamente todo o ano passado, quando a economia do país caiu 4,1%, mas o estado teve apenas 1,4% de retração, num indicativo claro de que a retomada seria efetiva.
Os analistas econômicos já apontam para um crescimento na ordem de 6% do PIB brasileiro, o que deverá consolidar a recuperação econômica do país em 2021. Se na queda, Pernambuco teve resultado melhor que o país, na retomada a expectativa é que o estado possa ter um crescimento acima da média nacional.
No tocante aos investimentos públicos, o governador Paulo Câmara vem agindo de forma bastante efetiva, contribuindo para melhorar a infraestrutura do estado e garantir que a retomada econômica possa ser ainda mais robusta. As finanças do estado estão completamente estruturadas e receberão aportes significativos com a chegada de novos financiamentos já contratados.
Essa boa expectativa se deu graças a forma em que o governador Paulo Câmara cuidou da pandemia e das finanças do estado, quando melhorou a capacidade de investimento do estado através de uma gestão austera e responsável, o que permitiu Pernambuco ter um desempenho melhor que a maioria dos demais estados da federação.
Com este ambiente extremamente favorável, que já deverá ser percebido ao longo dos próximos meses, Pernambuco se tornará um canteiro de obras públicas e privadas, com a chegada de diversas empresas que estão confiantes na forma em que a pandemia e a economia foram conduzidas no estado. E por isso, o crescimento, já precificado pelas pessoas influentes da economia do nosso estado, deverá fazer de Pernambuco a mola propulsora da retomada econômica no Nordeste.
Consequência – Diante de um cenário econômico favorável no estado, o governador Paulo Câmara terá um ambiente tranquilo para pavimentar a sua sucessão. Transformando o estado em um verdadeiro canteiro de obras, o governador deverá atrair diversos quadros para o PSB e para a Frente Popular. Inclusive alguns deputados de outros partidos já se preparam para fazer a travessia para o PSB em abril.
Eventos – Com 56% da população vacinada, São Paulo já considera a realização do réveillon deste ano e do carnaval de 2022. A expectativa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) é que até setembro tenha 70% da população vacinada, o que permitirá a realização de tais eventos.
Declaração – O ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato a presidente da República pelo PDT, afirmou que o segundo turno das eleições do próximo ano terá ele e o ex-presidente Lula. De acordo com Ciro, o atual presidente Jair Bolsonaro não estará na segunda etapa da disputa.
Orientação – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pré-candidato do PSDB a presidente da República, anunciou sua orientação sexual durante entrevista à Rede Globo. Ele afirmou ser homossexual e disse que em nada afeta na sua posição como governante e ator político.
Inocente quer saber – Ciro Gomes tem razão ao descartar Jair Bolsonaro no segundo turno em 2022?
CESTAS FINAS BRASIL diz
Por essa matéria enganosa, gostaria de saber quanto a Folha de Pernambuco recebeu?
Porque a realidade é que diversas empresas foram fechadas e um grande desemprego em Pernambuco.
Roberto C Andrade diz
O caro jornalista parece está vivendo em outro estado sob comando de outro gestor, parece até noticiário de propaganda governamental, ao invés de análise jornalística mais apurada, com todo respeito a sua opinião e trabalho, e concordando quando relata que todos indicadores realmente mostram q o Brasil terá sim seu crescimento retomado em menor prazo previsto anteriormente, e PE faz parte do país, agora atribuir isso exclusivamente a gestão de Paulo Câmara e não citar que as medidas do Gov federal foram fundamentais e importantes a essa boa pespectiva da nação e estado, é não informar de forma isenta, pior ainda é não citar quais investimentos públicos importantes foram feitos pelo gov Paulo Câmara q contribuirão decisivamente a esse crescimento estadual, esquecendo ainda o jornalista de pontuar q se hoje o estado encontra-se com suas finanças completamente estruturada, o que é uma meia verdade, isso deve-se em grande parte as ações com a liberação de recursos extras transferidos pelo Gov federal no periodo da pandemia, que diga-se de passagem deveriam ter sido aportado 100% no combate à doença, mas q na verdade serviram a liquidação de boa parte do passivos a médio prazo, possibilitando ao estado contrair novos financiamentos, basta comparar as receitas/despesas do estado antes e durante a pandemia, assim como seu passivo, foi importante ainda a suspensão de pagamento das parcelas da dívida junto a União, conforme determinado pelo congresso e gov federal, também seria interessante informar aos seus leitores como e onde o estado se tornará um canteiro de obras públicas e privadas e quais são essas empresas q farão de PE a mola propulsora da retomada econômica no NE, estamos bem curiosos e torcendo muito para q isso não seja apenas suposição ou mais uma propaganda governamental sem nenhuma expectativa concreta.