A tese do voto útil no Recife
A disputa para prefeito do Recife com o início do guia eleitoral consolidou o sentimento que a disputa terá apenas quatro protagonistas no processo eleitoral, que são o deputado federal João Campos, a deputada federal Marília Arraes, o ex-ministro Mendonça Filho e a delegada Patrícia Domingos.
Divididos em dois espectros ideológicos, João Campos e Marília Arraes disputam um eleitorado historicamente maior, de esquerda, enquanto Mendonça Filho e Patrícia Domingos disputam um eleitorado menor, de direita. Inexoravelmente para João Campos crescer, Marília Arraes terá que diminuir, bem como Patrícia Domingos para subir nas pesquisas terá que ser em cima dos votos de Mendonça e vice-versa.
O voto útil poderá beneficiar dois candidatos e fragilizar outros dois, e certamente o candidato ou candidata que tiver melhores chances de vencer poderá ser beneficiado ou beneficiada no voto útil, bem como aquele ou aquela candidata que polarizar com o nome favorito terá boas chances de fragilizar seu antagonista no próprio campo político.
Portanto, faltando menos de um mês para a disputa, a prefeitura do Recife estará nas mãos do voto útil para dois dos quatro candidatos, e a existência ou não do segundo turno dependerá do sentimento que prevalecer na mente do eleitor até a véspera da eleição, que será de continuidade ou de mudança.
Araripina – O governo do estado autorizou início das obras da estrada do distrito de Lagoa do Barro, após a deputada Roberta Arraes (PP) destinar uma emenda parlamentar de 550 mil reais, 25% do valor total da reforma. A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, esteve no município essa semana para fazer essa autorização e informar que a empresa responsável será a Uniterra.
Ampliando – O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) tem ampliado suas bases eleitorais em Pernambuco. Além das cidades do Sertão, Agreste e Zona da Mata onde já tem forte atuação, fechou parcerias com Klaus Lima e Cristiane Moneta, candidatos à prefeitura de Escada e Abreu e Lima, respectivamente, e teve decisiva participação na indicação dos vices de Toritama e Macaparana com Nita Travassos e Giva Andrade.
TCU – O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar solicitada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) contra a indicação de Jorge Oliveira, Secretaria-Geral da Presidência, para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) que abriu com a aposentadoria de José Múcio Monteiro. Major da Polícia Militar, Jorge Oliveira é amigo pessoal da família Bolsonaro há mais de 20 anos. Toffoli disse que não verificou “eventual ilegalidade ou abuso de poder praticado pelo presidente da República ou evidência de violação a direito”.
Bonito – O candidato a prefeito de Bonito, Dr. Edmilson (PCdoB), reuniu uma ampla frente política de oposição na cidade. Seu grupo é formado por dez partidos, unindo forças históricas no município, e celebra o apoio do senador Jarbas Vasconcelos (MDB), que colocou seu gabinete à disposição da cidade e do candidato, que caso se eleja prefeito, contará com um irrestrito apoio para a liberação de recursos em Brasília.
Inocente quer saber – Quem será o maior prejudicado pelo voto útil no Recife?
Paulo Rogério César da Silva diz
Os eleitores Bolsonaristas no vai ser preponderantes , e levar Mendonça ao segundo turno e vencer as eleições no Recife, pra o fraco João Campos !!