Avaliação de Bolsonaro indica piso firme para uma recuperação
Eleito em 2018 em uma eleição atípica, o presidente Jair Bolsonaro assumiu o governo sob o prisma de uma mudança no establishment político. Apesar de ser um político tradicional, tendo mandatos há mais de trinta anos, Bolsonaro conseguiu construir uma narrativa de que representava o novo.
Por ser uma eleição bastante acirrada com os ânimos acalorados, os eleitores bolsonaristas se tornaram tão fiéis ao presidente quanto o eleitorado petista ao ex-presidente Lula. Prova disso é o elevado nível de problemas que Bolsonaro enfrenta como presidente com a crise da Covid-19 e o eleitorado mantém quase 35% de ótimo/bom em alguns levantamentos.
Com a provável reabertura do comércio por parte dos estados e municípios e o agravamento da crise econômica, é possível que o eleitorado culpe os governadores e prefeitos isentando o presidente por ter defendido a abertura desde o início. O que lhe dá perspectivas de recuperação, mas esta não é a única variável.
Na esquerda, o protagonismo segue sendo do Partido dos Trabalhadores, e dificilmente algum nome de fora do PT conseguirá quebrar a polarização estabelecida com Bolsonaro no país. E para o PT não é interessante perder essa condição para outro partido de esquerda porque a hegemonia no seu campo ideológico é fundamental para uma eventual volta à presidência da República.
No cenário em que o PT se mantém como antagonista de Bolsonaro, a mínima recuperação econômica dará ao presidente boas chances de, enfrentando o PT na eleição de 2022, se recuperar eleitoralmente. É importante lembrar que todos os presidentes eleitos conseguiram a reeleição, o que leva a crer que Bolsonaro não pode ser considerado carta fora do baralho.
General – O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao procurador-geral da República pedidos, de deputados da oposição, para o general Augusto Heleno, ministro do GSI, ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Na semana passada, outro encaminhamento gerou uma crise institucional. Foi o pedido de deputados da oposição para apreender o celular de Jair Bolsonaro. O STF, em nota, se defendeu dizendo que sempre que a Corte recebe uma denúncia tem que fazer o encaminhamento, sem conteúdo decisório, para o procurador-geral da República. É o chefe do Ministério Público que decide se leva as denúncias à frente ou não.
Contestado – O procurador geral da República, Augusto Aras, está sendo contestado dentro da própria casa, por supostamente estar protegendo demais o presidente Jair Bolsonaro. 590 Procuradores da República, o que corresponde a 52% dos membros do MPF, assinaram até agora um manifesto em defesa da lista tríplice e da independência do Ministério Público. O recolhimento de assinaturas prossegue. Aras foi nomeado sem passar pela lista tríplice, após Bolsonaro ignorar a lista votada pela categoria.
Hediondo – O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) deu entrada em uma indicação aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, pedindo que o desvio de recursos públicos repassados para o combate à epidemias e pandemias seja considerado crime hediondo.
Inocente quer saber – Abraham Weintraub será demitido do ministério da Educação?
William Pontes diz
O piso de Bolsonaro são os radicais que o acompanha. A direita racional não embarca mais numa canoa que só confronto trouxe para o Brasil. Precisamos urgentemente de um comandante pois o barco está à deriva.
Júlio Miranda diz
Concordo totalmente com você. O nobre colunista está mais otimista que próprio presidente.
Paulo Rogério César da Silva diz
Os Bolsonarista representa a verdadeira direita tradicional q no passado era oprimida pela falta de um líder q o representava , essa história de direita racional é coisa dos socialistas globalistas e uma ala dos comunistas , o barco tem rumo sim guiado por um capitão e Deus quiser até 2026 gostem ou não
Adelmo Porto diz
Independência e respeito dos poderes é o q está faltando !!!! O governo federal é constituído pelo povo ñ foi indicado por poder algum ( o poder é e sempre será demanda do povo )
e-commerce diz
Wow, wonderful weblog structure! How lengthy have you ever been blogging
for? you make blogging look easy. The entire glance of your website
is fantastic, as neatly as the content material! You can see similar here e-commerce
najlepszy sklep diz
Wow, superb weblog format! How long have you ever been running a blog for?
you make running a blog look easy. The whole glance of your web site is great, as
neatly as the content material! You can see similar here dobry sklep
najlepszy sklep diz
Wow, marvelous weblog layout! How long have you ever been blogging for?
you make running a blog glance easy. The whole glance of your
web site is wonderful, let alone the content material!
You can see similar here dobry sklep