Quadro nacional pode fragmentar oposição estadual em 2022
Sem uma definição da regra eleitoral, que ainda depende do aval do Senado Federal para a volta das coligações aprovada pela Câmara dos Deputados, há grande chance de manutenção da regra que vigorou na disputa municipal do ano passado, com a necessidade de cada partido montar sua chapa proporcional.
Esse novo formato de eleição, onde os deputados não estão habituados, atrelado ao cenário nacional onde temos algumas pré-candidaturas que dificilmente sairão do páreo, a exemplo de Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e João Doria, é possível que tenhamos a necessidade de formação de palanques locais para dar sustentação ao projeto nacional.
Se por um lado há um sentimento de que o candidato do PSB dará palanque a Lula em Pernambuco, reeditando a vitoriosa aliança que elegeu candidatos socialistas em três ocasiões nos últimos dezesseis anos, no campo oposicionista há muitas dúvidas sobre quem dará palanque aos projetos nacionais.
A candidatura de Raquel Lyra daria palanque ao nome do PSDB, que provavelmente seria João Doria. O projeto bolsonarista em Pernambuco teria algumas opções, a exemplo de Anderson Ferreira, Gilson Machado e Clarissa Tércio, enquanto Miguel Coelho poderia migrar para o Democratas e garantir palanque para Ciro Gomes no estado numa aliança com o PDT.
Com pelo menos três candidaturas a governador que seriam viabilizadas por conta da questão nacional, a oposição está longe de um consenso, havendo um enorme desafio no sentido de não repetir a autofagia percebida na disputa municipal, quando os ataques mútuos tiraram os nomes oposicionistas do segundo turno na capital pernambucana.
Autonomia – O Supremo Tribunal Federal deverá declarar constitucional a autonomia do Banco Central após PT e PSOL ingressarem com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a medida. Desde fevereiro que a autonomia do BC foi sancionada e passou a valer no país. A decisão deverá acontecer nesta quarta-feira.
Homenagens – O aniversário de 79 anos do senador Jarbas Vasconcelos (MDB) acontecido ontem foi repleto de homenagens de aliados e amigos pelas redes sociais. Jarbas possui dois mandatos de prefeito, governador e senador, sendo o maior vitorioso em disputas majoritárias da história de Pernambuco.
Nenhuma hipótese – O senador Renan Calheiros (MDB/AL), relator da CPI da Pandemia, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não será reeleito sob nenhuma hipótese em 2022. De acordo com o senador, a CPI provou uma erosão na popularidade do presidente, caminhando para a irreversibilidade do cenário em que, segundo ele, será de derrota do atual presidente.
Diálogo – Governadores de diversos estados da federação defenderam a adoção de um diálogo com o presidente Jair Bolsonaro no sentido de enfrentar os efeitos da pandemia e evitar guerras institucionais que não levam o país e a sociedade a lugar nenhum.
Ensino técnico – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que não adianta ter diploma de ensino superior se não há emprego, e defendeu que o país direcione seus objetivos para a ampliação do ensino técnico para atender a necessidade de mão de obra técnica.
Inocente quer saber – Já é possível avaliar a possibilidade de tornar facultativo o uso de máscaras contra a Covid-19 no Brasil?
Deixe um comentário