A mudança geracional no Recife
Desde a redemocratização e as eleições diretas em 1985 até 2016 tivemos nove eleições para prefeito do Recife, a deste ano será a décima disputa pelo Palácio Capibaribe. Chama atenção a virada geracional que a disputa municipal terá este ano.
Considerando os nomes mais representativos na disputa do ponto de vista eleitoral temos João Campos (27 anos), Marília Arraes (36 anos), Patrícia Domingos (38 anos), Daniel Coelho (42 anos) e Mendonça Filho (54 anos), portanto a idade média dos pré-candidatos é de 39 anos, exceto Mendonça, os demais postulantes surgem na faixa ou abaixo dos 40 anos.
Considerando pleitos anteriores, os eleitos tinham idade superior à média dos principais postulantes de 2020, Jarbas Vasconcelos tinha 43 anos em 1985, Joaquim Francisco 40 anos em 1988, Roberto Magalhães tinha 63 em 1996, João Paulo 48 anos em 2000, João da Costa tinha 48 em 2008, e Geraldo Julio 41 anos em 2012. A média de idade dos prefeitos de 1985 a 2016 é de 47 anos quando iniciaram seus respectivos mandatos.
Em 2020, além de termos um prefeito que nunca ocupou o cargo em ocasiões anteriores, poderemos ter alguém no comando da prefeitura do Recife que protagonizará a política pernambucana pelos próximos vinte anos, que foi exatamente o que aconteceu com a maioria daqueles que foram eleitos em pleitos passados, devido ao fato de serem jovens políticos com carreira relativamente curta na política estadual.
Federal – O juiz da 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu condenou o agente da Polícia Federal Newton Hinedori Ishii, conhecido como o “japonês da federal”, à perda do cargo e pagamento de multa de R$ 200 mil por suposta facilitação de contrabando. O policial ficou famoso ao conduzir os primeiros presos da Lava Jato.
Portaria – Após recomendação conjunta do MPF em Pernambuco e do Ministério Público de Contas junto ao TCU, foi publicada, nesta segunda (20), uma portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia. A norma estabelece rol mínimo das fontes de recursos, a serem observadas pelos governos estaduais e municipais, para identificação dos recursos federais usados no enfrentamento da covid-19. Vai facilitar a fiscalização e a transparência, segundo o MPF.
Gol de Placa – No último domingo, a pré-candidata do PDT à prefeitura de Abreu e Lima, Katiana Gadelha, selou aliança política com o vice-prefeito da cidade, Dr. Marcos Siqueira, do PCdoB, que será seu companheiro de chapa nas eleições deste ano. Ela disse que o compromisso é fazer o melhor pelo povo abreulimense.
Live – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), é o nosso convidado para a live desta terça-feira. Pré-candidato à reeleição, Lula falará das ações do município no combate à Covid-19, bem como na preparação para tentar o segundo mandato consecutivo. Acompanhe a partir das 19 horas em nosso Instagram através do @edmarlyra.
Inocente quer saber – O presidente Jair Bolsonaro exercerá alguma influência na disputa pela prefeitura do Recife em novembro?
Giorgio Guerra diz
Bom dia Edmar,
Eu acho que tem um otros candidado que pode ter força, que è o Presidente do Partido Novo o Chabrel…