Oposição terá dificuldade em afunilar candidaturas
O deputado federal Ricardo Teobaldo defendeu que Marília Arraes, Miguel Coelho e Raquel Lyra convergissem numa única candidatura para evitar que aconteça um segundo turno entre Anderson Ferreira e Danilo Cabral. A tese está correta, porém esbarra numa questão elementar que é a vontade pessoal de cada postulante. Os três nomes têm justificativas plausíveis para levar adiante seu projeto e não será tarefa das mais fáceis chegar a um entendimento.
A disputa entre Daniel Coelho (Cidadania) e Mendonça Filho (Democratas) na pré-campanha do Recife e em especial pelo apoio do PSL à época culminou na fragilidade dos dois após a decisão do PSL de ter candidatura própria na capital pernambucana. Daniel desistiu de sua candidatura e acabou apoiando Patrícia Domingos, enquanto Mendonça seguiu com seu projeto e viu a oposição se fragmentar ainda mais com a entrada do deputado Alberto Feitosa na disputa pelo PSC.
O resultado acabou previsível, nenhum dos envolvidos na discussão de unidade da oposição chegou ao segundo turno porque os projetos pessoais ficaram sobrepostos a um projeto maior que seria vencer a prefeitura com a melhor estratégia. A história tende a se repetir em 2022 porque nenhum dos três envolvidos, Marília, Miguel e Raquel, estão dispostos a abrir mão da cabeça de chapa.
Por mais que tenham argumentos sólidos para levar adiante seu projeto, os três nomes terão que se entender e quando há um sentimento de igualdade entre os envolvidos, tal qual na prefeitura do Recife, o entendimento fica cada vez mais distante. O filme já foi visto, se reúnem, realizam conversas em privado, mas a convergência não acontece e se permanecerem com as três postulações, todos sairão igualmente prejudicados como os atores da disputa municipal.
Mourão em Pernambuco – O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), virá novamente a Pernambuco para receber o título de cidadão pernambucano proposto pelo deputado estadual Marco Aurélio (PSB). Ele já havia recebido o título de cidadão recifense proposto por Marco Aurélio quando vereador do Recife. A vinda ao estado será na próxima terça-feira. Além da solenidade na Alepe, Mourão terá dois eventos no Recife, um almoço na Fecomercio e um encontro com o governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas.
Homenagens – Ao completar 55 anos ontem, o deputado federal e pré-candidato a governador pela Frente Popular, Danilo Cabral (PSB) foi bastante homenageado nas redes sociais, lideranças, deputados e prefeitos aliados fizeram questão de dedicar um espaço de seu tempo para enaltecer a passagem do aniversário do socialista.
Em Noronha – O governador Paulo Câmara cumpre agenda nesta sexta-feira no arquipélago de Fernando de Noronha para anunciar obras e investimentos.
Indulto – Após o Supremo Tribunal Federal condenar o deputado federal Daniel Silveira a 8 anos de 9 meses de prisão e a perda do mandato parlamentar, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um indulto ao deputado que o livraria de cumprir a pena. A decisão abre mais um capítulo na disputa entre o presidente e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, algoz de Silveira.
Inocente quer saber – O sistema de freios e contrapesos está funcionando perfeitamente no Brasil?
Deixe um comentário