Republicanos se fortalece e consolida aliança com o PSB
Sob a liderança do habilidoso deputado federal Silvio Costa Filho, o Republicanos teve significativo crescimento com o fim do prazo de filiações, dobrando a sua bancada na Câmara Municipal do Recife e alcançando sete prefeitos de municípios pernambucanos. O partido, que tem dois deputados federais e um deputado estadual, se prepara para disputar importantes prefeituras em outubro.
A principal delas é a de Jaboatão dos Guararapes com o ex-deputado federal Silvio Costa, que foi candidato ao Senado em 2018 e recentemente ingressou no partido. Na capital pernambucana, o partido deixa as fileiras da oposição para ingressar na Frente Popular no intuito de dar sustentação ao projeto liderado pelo deputado federal João Campos, que é o nome do PSB na disputa pela prefeitura do Recife.
O partido, que é um braço da Igreja Universal, teve crescimento recorde em 2018 com a eleição de 30 deputados federais e posteriormente com a ascensão do deputado Marcos Pereira à condição de vice-presidente da Câmara dos Deputados, que tem se tornado um forte nome para a sucessão de Rodrigo Maia em 2021 na presidência daquela Casa.
Agora na condição de partido governista, o Republicanos terá melhores chances de ampliar seu tamanho em Pernambuco, tornando-se um importante pilar de sustentação da Frente Popular e consequentemente das gestões do PSB na prefeitura do Recife e no governo de Pernambuco.
Bola de Cristal – Vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso explicou, em entrevista publicada sábado (11), que a “aglomeração das convenções partidárias e a fase de testes das urnas eletrônicas são os principais obstáculos à realização das eleições de outubro em meio à pandemia”. O ministro disse que não é possível ainda ter certeza da necessidade do adiamento. “A minha bola de cristal está um pouco embaçada para responder com certeza”, disse Barroso.
Questões – Barroso vai assumir a presidência da Justiça Eleitoral em 26 de maio. Ele esclareceu as datas mais importantes na pandemia para o TSE. “Há questões políticas e operacionais. As políticas são as datas das convenções até 5 de agosto e envolvem aglomeração, além do próprio início da campanha, em 15 de agosto”, esclareceu o ministro.
Unificação – Sobre a unificação das eleições em 2022, o ministro manteve sua posição já declarada. “A prorrogação de mandato deve ser evitada. Se ocorrer, que seja pelo mínimo tempo possível. Sou totalmente contrário à ideia de se fazer coincidir com as eleições em 2022, pois os prefeitos e vereadores foram eleitos por quatro anos e não têm mandato popular para ir além”, defende Barroso.
Ribeirão – A cidade de Ribeirão deverá ter um grande clássico na Mata Sul com o atual prefeito Marcello Maranhão (PSB) enfrentando Karina Paiva (PP), nome apresentado pelo ex-prefeito e deputado estadual Clóvis Paiva.
Inocente quer saber – Tem adversário para ameaçar a reeleição de Miguel Coelho em Petrolina?
Marcos Moraes diz
Eu como eleitor ainda não consegui entender essa aliança do nobre Deputado Sílvio Costa Filho com a frente Popular pois eu me lembro que Vossa excelência era o maior opositor da frente Popular de Pernambuco na Assembleia Legislativa de Pernambuco me desculpa se eu estou enganado eu só queria saber como eleitor seu que na última eleição votei no nobre Deputado o que foi que fez o Senhor mudar de posição.