Bolsonaro escolhe Patrícia em detrimento de Mendonça na reta final
Faltando menos de uma semana para a disputa do primeiro turno para prefeito do Recife, o presidente Jair Bolsonaro produziu no último sábado o principal fato político desta reta final, quando gravou um vídeo apoiando a candidatura da Delegada Patrícia (Podemos) para prefeita do Recife.
Depois de uma campanha inteira com o bolsonarismo distante do processo eleitoral, este apoio tem forte significado, pois para onde Bolsonaro pendesse, seja para Mendonça ou Patrícia, ele produziria algum tipo de competitividade para o escolhido, com o objetivo de evitar um segundo turno a cada dia mais provável entre João Campos e Marília Arraes.
Ele preferiu a Delegada Patrícia, e evidenciou que não nutre nenhuma simpatia pelo candidato Mendonça Filho, que foi recebido por diversos ministros mas não teve a foto principal que seria com Jair Bolsonaro. O senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, chegou a declarar que o presidente apoiaria Mendonça no segundo turno, mas se tal premissa fosse verdadeira, o presidente não teria motivos para postergar a decisão, declararia apoio de bate-pronto ao candidato do Democratas.
A atitude do presidente fala mais do que qualquer discurso acalorado, ele hoje receberá a candidata do Podemos para gravar no seu guia eleitoral, o que pode ter efeito parecido com o de Lula quando entrou no guia de Marília Arraes, que consolidou-se no segundo lugar. Ainda é cedo para afirmar que este apoio levará Patrícia ao segundo turno, mas para quem estava no ringue levando ataques de todos os lados, inclusive da própria oposição, Patrícia ganhou sobrevida e o tempo irá dizer se foi suficiente para mantê-la viva na segunda etapa.
Desdém – A decisão de Bolsonaro comprova a retribuição de um suposto desdém de Mendonça Filho a ele quando ambos eram deputados e o democrata havia deixado o MEC. Segundo informações, Mendonça não teria atendido um pleito de Bolsonaro, desdenhando daquele que viria a ser o presidente da República, que anotou o episódio em seu caderno e retribuiu o gesto na reta final para prefeito do Recife.
Remake – Em 2018, no auge da disputa para o Senado Federal, Jair Bolsonaro negou-se a pedir votos para Mendonça Filho. Pouca gente lembra, mas ele gravou vídeos para diversos candidatos naquela disputa e não pediu votos textualmente para o ex-ministro da Educação. Em 2020, a história se repetiu com o agravante de Bolsonaro defender a principal adversária de Mendonça na busca pelo segundo turno.
Articulador – Homem forte do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, foi fundamental na costura do apoio de Bolsonaro a Patrícia. Gilson apostou que a direita recifense não poderia assistir de camarote a um segundo turno entre João Campos e Marília Arraes e convenceu Bolsonaro a apoiar Patrícia Domingos.
Inocente quer saber – O apoio de Bolsonaro no Recife tira ou dá votos ao nome escolhido?
Paulo Rogério César da Silva diz
Com o apoio do presidente, reconheço q a delegada vai pra o segundo turno e ganha eleição no Recife, o q pesou pra ele ñ apoiar Mendonça, foi o partido de Rodrigo Maia!
Maria das Graças Borges diz
Bolsonaro e aquilo que o gato enterra é a mesma coisa.
Enildo Coutinho de Oliveira Junior diz
o presidente Jair Messias Bolsonaro , pedindo voto pra delegada Patrícia ? muda todo o rumo da eleição na capital Pernambucana . agora começa o jogo , a partir d agora com 1° e 2° tempo .
thiago rocha diz
Acredito que o apoio dele e nada, não mudará muita cosia, só alguns votinhos para ela, o presidente esta com sua imagem muito desgastada, incluindo o filho Flavio que esta ajudando.
alamo diz
A melhor coisa pra Marília esse apoio kkkk
ZANONI CORREIA DA Silva diz
Agora que a Delegada vai virar a Delegada do Mução: “Ô POVO FEIO”… / RECÍFILIS,: A VENÉREA BRASILEIRA…”….
ZANONI CORREIA DA Silva diz
Agora que a Delegada vai virar a Delegada do Mução: “Ô POVO FEIO”… / RECÍFILIS,: A VENÉREA BRASILEIRA…”…. e esse outro safado (presidente da Embratur) já foi autuado por desrespeitar a legislação ambiental em São José dos Milagres/AL, onde ele tem pousadas…(o pior é que em janeiro/2019, ao assumir a secretaria de Ecoturismo do MMA ele foi multado pelo ICMBio e o analista ambiental que o autuou e multou foi exonerado do cargo de chefia da área de proteção da Costa dos Corais) é quem incentivou o Bozo a apoiar a Delegada…