Sergio Moro dificulta ainda mais as chances da terceira via
A provável pré-candidatura do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que foi juiz responsável pela Operação Lava-Jato, pelo Podemos, traz uma fragmentação ainda maior no conjunto de nomes colocados para a chamada terceira via que pretende desbancar a polarização entre Lula e Jair Bolsonaro atestada em todas as pesquisas eleitorais.
Sergio Moro se junta aos prováveis nomes Ciro Gomes (PDT), Arthur Virgílio, João Doria e Eduardo Leite (PSDB) e ACM Neto, José Luiz Datena, Luiz Henrique Mandetta e Rodrigo Pacheco (União Brasil), o que dificulta ainda mais as chances da terceira via em 2022. Com a fragmentação colocada em pelo menos quatro nomes além de Lula e Bolsonaro, as chances de a terceira via quebrar a polarização são próximas de zero.
Historicamente, os dois primeiros colocados entre 1994 e 2018, durante sete eleições presidenciais, ficaram com 70% a 84% dos votos válidos no primeiro turno, a exceção foi 1989, uma eleição atípica e descasada, que possibilitou uma fragmentação muito grande de candidatos. Portanto, a entrada de Moro é ainda mais benéfica a Lula e Bolsonaro, pois tende a dividir votos com os já colocados nomes da terceira via.
Além de prejudicar a viabilidade eleitoral da terceira via, Sergio Moro ainda estará abdicando de chances reais de lograr êxito para o Senado ou para a Câmara dos Deputados pelo Paraná, onde teria grandes chances de emplacar um mandato em 2022, podendo desempenhar um papel mais relevante e mais efetivo na política nacional.
Outro fator é que Moro certamente será hostilizado por lulistas e bolsonaristas, virando alvo fácil dos dois líderes nas pesquisas, uma vez que é uma figura de pouco carisma e de baixa capacidade de convencimento pela sua pouca retórica. Em vez de atrapalhar Lula e Bolsonaro, Moro na condição de candidato a presidente poderá ajudar ainda mais a consolidar a ida dos dois para o segundo turno, pois as chances de um candidato da terceira via chegar a segunda etapa com quatro nomes são quase nulas.
Lessa em Agrestina – Com um bom trânsito em vários municípios, o deputado Erick Lessa esteve em Agrestina na quarta-feira (13), quando o parlamentar se reuniu com o prefeito Josué Mendes, e o secretário de Cultura e Turismo do município, Josenildo Santos. Em pauta, temas relacionados a Segurança Pública, Turismo Cultural e o atual cenário político da região.
Senado Federal – O presidente nacional do partido Republicanos, Marcos Pereira, afirma que o deputado federal Silvio Costa Filho é uma das prioridades do partido em 2022. O Republicanos quer ampliar a bancada no Senado Federal. Silvio, atualmente, preside a legenda no estado e é da executiva nacional do partido.
Agradecimento – Gostaria de agradecer a todos aqueles que enviaram mensagens ou telefonaram pela passagem do meu aniversário. Foram inúmeras manifestações de diversos amigos que tiraram um tempinho da sua agenda para de alguma forma homenagear a data. Obrigado a todos!
Inocente quer saber – A pré-candidatura de Tiago Pontes a deputado estadual continua de pé?
Ronaldo Passos da Silva diz
Feliz nova data natalícia,amigo Edmar Lyra.👏🎂🎈