A dicotomia entre o combate ao coronavírus e a economia
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em cadeia nacional ocorrido na última terça-feira defendendo a retomada à normalidade dividiu opiniões. Parte dos seus eleitores referendaram suas posições, enquanto seus opositores, naturalmente, fizeram duras críticas à fala do presidente.
O fato é que a roda da economia depende do seu funcionamento para manter o país em movimento, pois é através das transações comerciais que os impostos são arrecadados e os entes federados, como municípios, estados e a união, conseguem cumprir suas obrigações com saúde, educação, segurança, dentre outros.
Manter o país completamente parado pode ter sua eficácia contra o coronavírus, porém os estados e municípios, que dependem de FPE, FPM, ISS e ICMS para seu pleno funcionamento, pode ser devastador para a economia, e trazer consequências ainda mais prejudiciais, pois uma hora faltará dinheiro aos entes federados para tratar da população, que terá um desemprego ainda maior, que necessitará ainda mais da mão do estado e consequentemente teremos uma explosão dos problemas sociais que já não são pequenos em nosso país.
Ainda não se sabe qual medida será tomada, mas é razoável avaliar que nem podemos ficar com o lockdown, ou seja, com tudo fechado para evitar o coronavírus, nem podemos voltar a uma normalidade como se a doença não existisse. Caberá às nossas autoridades constituídas encontrar um denominador comum que possa manter o controle do coronavírus sem deixar a economia completamente paralisada.
Sem teletrabalho – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido do governador do Distrito Federal de imposição ao Poder Executivo federal de teletrabalho aos servidores federais lotados em Brasília. Segundo a ministra, a Constituição prevê a autonomia dos entes federados para cuidar do regime de trabalho de seus servidores.
Conselho – Germana Laureano tomou posse, nesta terça (24), como presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC). A cerimônia foi virtual, com assinatura do termo de posse de forma eletrônica.
Macaparana – Em Macaparana, na Mata Norte, o prefeito Maviael Cavalcanti criou uma barreira sanitária nas entradas do município a fim de combater o coronavírus, com cadastramento, avaliação e instrução de pessoas que chegam ao município.
Desistência – Diante da pandemia do coronavírus, o ex-deputado estadual José Maurício (PP), que é secretário-executivo da Casa Civil, anunciou a desistência de disputar a prefeitura de João Alfredo este ano.
Prazos – O ministro da Economia, Paulo Guedes, já trabalha com o cenário de volta gradual da normalidade no dia 7 de abril. No Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella já quer voltar à normalidade, parcialmente, nesta sexta-feira.
Inocente quer saber – Como virão as próximas parcelas do FPM e do FPE depois da crise do coronavírus?
William Pontes diz
Um desastrado pronunciamento que só teve um efeito: isolou o presidente politicamente e diante do povo. Falta ao governo brasileiro propor medidas efetivas como fez o governo de Trump. Bolsonaro admira Trump, porque não age como o mesmo. Onde estão as medidas para os vulneráveis e empresas. O FED colocou a nossa disposição 60 bilhões de dólares equivalentes a 300 bilhões de reais. Capte e leve em ajuda a empresas e brasileiros. Sai da inércia e da incompetência, desça sompalanque que não constrói nada. Mas esperar no quê? Não sabe fazer outra coisa, não tem cognição para gerir um país da magnitude do Brasil, com todos seus problemas e mazelas. O Brasil está carente de ação. Não fossem os governadores e o ministro da Saúde ( que pelo ciúme está sendo pressionado. Deixe de lado o gabinete do mal incrustado doa filhos e de pessoas vis, tenha gente competente para que, de fato, possa lhe ajudar nesse momento de déficit de cognição. SUGIRO AO BLOGUEIRO ACESSAR O SITE DO ELPAIS S LER O LINDO ARTIGO DA JORNALISTA E ESCRITORA ELIANE BRUM.
A COBRA VAI FUMAR ! diz
Esse cara é filho de Lula ou é “Filho de um Amigo de Lula. Não aguenta duas ou três perguntas sobre Gestão Pública !!! Quem foi que roubou o Brasil nesses últimos 20 anos e deixou país inviável, visivelmente inviável, provado e comprovado diante dessa Pandemia ???? No mais tenham vergonha na cara de fazer poses políticas em atacar quem foi eleito pelo povo e estar 1 ano comandando uma Nação destroçada moralmente, eticamente, economicamente, socialmente, financeiramente e juridicamente, já que o STF a quem todos os Membros da Orcrim Lulopetralha recorrem no intuito de parar o Brasil e derrubar o Governo, tudo isso legado de Lula e sua Quadrilha(que pelos comentários a favor dele estão bem vivos na mídia plantando suas eternas mentiras e crimes contra o povo e o Brasil) e tentam inviabilizar por inteiro a Economia da Nação completando de vez os Crimes que praticaram diuturnamente em 20 anos de desmandos !!!! Esticaram de muito a corda, o pau vai cnatar e não foi falta de aviso, ou vocês pensam que derrubando Bolsonaro vão voltar pelas mãos do Congresso ou do STF ????