Um ano de enfrentamento à pandemia
Pernambuco completou esta semana um ano do início da pandemia da Covid-19. Durante este período chegamos a mais de 320 mil casos da doença no estado, dos quais, mais de 300 mil pessoas se curaram. No entanto, neste momento, enfrentamos mais um difícil período, com os caos aumentando e pressionando o sistema de Saúde. Por isso, será necessário um novo período de quarentena mais rígida para salvar vidas.
Além das mais de 300 mil vidas salvas, Pernambuco já contabiliza mais de 1 milhão de vacinas que foram distribuídas, que permitem imunizar cerca de 500 mil pernambucanos. Em meio às medidas de combate ao avanço da pandemia, o governador Paulo Câmara também viabilizou a maior expansão de leitos hospitalares da história da Saúde Pública de Pernambuco. Já são mais de 2.300 mil leitos em todas as regiões de Pernambuco, sendo quase 1.300 de UTI, para os casos da Covid-19.
Além disso, atuou em diversas frentes no sentido de minimizar os impactos da pandemia tanto na saúde quanto na economia, dando a retaguarda necessária para preservar empregos e as empresas, mesmo diante de tamanho desafio, com a prorrogação de tributos e até mesmo financiamento para que as empresas possam sobreviver a este momento difícil.
As ações de enfrentamento aos impactos da Covid-19, desempenhadas pelo governador Paulo Câmara, que estão levando em conta a ciência e a preservação da vida, estão sendo bem recebidas por parte significativa da população, que sabe que as medidas adotadas no combate à pandemia são as que podem ser feitas neste momento, e que o esforço coletivo neste período de quarentena ajudará o estado a voltar à normalidade o quanto antes.
Ajuda a Afrânio – Vivendo um momento grave no atendimento a pacientes de Covid no sertão do São Francisco, o prefeito Rafael Cavalcanti, de Afrânio, ligou para Jarbas Vasconcelos pedindo ajuda. O senador tratou de imediato com o Ministério da Saúde e conquistou respiradores pulmonares para socorrer os moradores do município. Os equipamentos já chegaram e foram entregues na cidade. A soma de esforços e a agilidade na resposta à população é fundamental nesse momento de crise e colapso no sistema de saúde do país.
Fila – O Ministério Público Federal e o Ministério Público da Bahia ajuizaram duas ações de improbidade contra o prefeito de Candiba na Bahia, Reginaldo Martins Prado (PSD), por supostamente “burlar os protocolos e ser o primeiro a ser vacinado no município, mesmo sem integrar o grupo de prioridades da primeira fase”. A vacinação foi divulgada no perfil oficial da prefeitura em uma rede social.
Economia – No comando da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe, o deputado Delegado Erick Lessa sugere a participação do setor produtivo no Comitê Gestor de Crise da Covid-19. O parlamentar argumenta que restrições muito rígidas, sem diálogo, podem gerar desemprego em massa e causar muitos prejuízos à sociedade. “É urgente cuidar da Saúde e, ao mesmo tempo, investir na Economia”, pondera Lessa.
Inocente quer saber – O centrão abandonará Bolsonaro para apoiar Lula em 2022?
Deixe um comentário