Oposição terá dificuldades para se unir em 2022
Derrotada mais uma vez em eleições majoritárias na capital pernambucana, a oposição se fragmentou em seis candidaturas a prefeito do Recife na disputa do ano passado, isso fez com que ela ficasse de fora do segundo turno e assistisse de camarote um segundo turno entre PT e PSB, que culminou na vitória de João Campos.
Para as eleições de 2022, quando estarão em jogo as cadeiras de Paulo Câmara no governo de Pernambuco e Fernando Bezerra Coelho, a oposição tem muitos postulantes, em especial os prefeitos Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra, que sonham em disputar o Palácio do Campo das Princesas.
Sem um líder para apontar um caminho, a oposição terá dificuldades de escolher um nome sem causar algum tipo de desentendimento como o que ocorreu em 2020 entre Daniel Coelho e Mendonça Filho, e aquele que não conseguir o protagonismo na oposição poderá fazer uma recomposição com o PSB, vale salientar que Miguel e Raquel são oriundos das hostes socialistas, enquanto Anderson foi eleito duas vezes deputado federal pela Frente Popular.
Esta equação de chegar a um entendimento na oposição não será tarefa fácil, há quem aposte que Anderson Ferreira poderia ser o candidato a governador com Fernando Bezerra Coelho tentando o Senado, porém é muito mais interessante para o senador tentar a reeleição na Frente Popular, em caso de Miguel Coelho ser o nome, Anderson Ferreira poderia fazer uma composição com o PSB para tentar o Senado na chapa governista, portanto esse entendimento oposicionista será cada vez mais difícil até o próximo ano.
Pontes – Não dá pra desconsiderar a boa relação que existe entre atores governistas e integrantes da oposição, o que permitiria facilmente um entendimento em 2022 tanto com Anderson Ferreira quanto com Fernando Bezerra Coelho. As pontes nunca foram completamente destruídas.
Aeroporto – Com a destinação da emenda parlamentar da deputada estadual Roberta Arraes (PP), no valor de 500 mil reais, o Aeroporto de Araripina entrou no planejamento do Governo Estadual, que está realizando um trabalho importante de fortalecimento da aviação regional. A requalificação do mesmo, beneficiará a região do Araripe com novos voos, levando também um grande impulso econômico para o sertão.
Partidos – No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já são 33 partidos registrados no Brasil. E mais 70 se encontram em processo de formação. Essas legendas já comunicaram à Justiça Eleitoral que obtiveram registro em cartório e agora tentam recolher aproximadamente meio milhão de assinaturas para poder disputar as eleições. A lista inclui Aliança pelo Brasil, Pirata do Brasil, Nacional Indígena, Manancial Nacional, Político Animais, Defensores da Ecologia e Frente Favela Brasil, dentre outros.
Estadual – A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, que exerceu a função por dois mandatos e elegeu o sucessor Wellington Maciel, poderá ser candidata a deputada estadual nas eleições de 2022. Madalena tem sido incentivada pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP), com quem deverá fazer dobradinha na região.
Inocente quer saber – Qual dos prefeitos oposicionistas fará o caminho de volta para a Frente Popular?
Eudes Caldas diz
Brilhante explanação sobre o Recife desse conceituado homem público Fernando Duere. Parabéns!
Paulo Gustavo Rodrigues Xavier de Melo diz
Edmar Lyra, colunista, como sempre, fora da órbuta política do Estado!
Marcos Barbosa diz
Anderson Ferreira na disputa pelo governo e Marília Arraes pelo senado.
Pela frente popular a disputa mais provável é Geraldo Júlio com Paulo Câmara.
A terceira via poderá ser Raquel Lira com Daniel Coelho.
FBC entraria em qualquer um desses cenários.