A busca pela consolidação no próximo domingo
Nas eleições de 2016, três prefeitos elegeram-se em cidades-polo na condição de jovens políticos e derrotando adversários que estavam com a máquina, que foram Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra.
Anderson era deputado federal de segundo mandato, Raquel deputada estadual de segundo mandato e Miguel Coelho também deputado estadual no primeiro mandato. Todos disputaram sem garantias efetivas de vitória, mas lograram êxito e tiveram sua primeira experiência em mandatos executivos.
Além de jovens políticos, Anderson, Miguel e Raquel despontam como três principais atores da oposição ao PSB em Pernambuco, e naturalmente são lembrados para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022. Eles chegam no próximo domingo com uma responsabilidade de lograr êxito na primeira etapa e de preferência com representativa votação.
Se conquistarem votações expressivas, Anderson, Miguel e Raquel cumprirão etapa importante para chegarem com chances em busca de um projeto maior numa eleição estadual. Portanto, os olhos de Pernambuco estarão voltados para Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, pois de lá existem grandes chances de um nome chegar forte para a sucessão de Paulo Câmara.
Jair Bolsonaro – A entrada do presidente Jair Bolsonaro na campanha da Delegada Patrícia será avaliada no próximo domingo se foi uma atitude acertada ou arriscada. Se possibilitar a Patrícia algum tipo de crescimento, este será creditado em sua conta, porém se ela ficar estagnada ou cair, Bolsonaro também colherá o ônus.
Crescimento – Independente de saber se renderá votos, o apoio de Jair Bolsonaro à Delegada Patrícia fez ela subir de 45 para 48 mil seguidores entre sábado e ontem no Instagram. Ela suplanta Mendonça Filho em seguidores mas fica atrás de João Campos e Marília Arraes, todos três com perfis mais antigos naquela rede social.
Marília Arraes – Faltando quatro dias para a eleição, Marília Arraes aposta no voto duro do PT que é de pelo menos 20% dos válidos historicamente e conta com o legado de Miguel Arraes que lhe permite buscar algo além das trincheiras petistas.
Itamaracá – O Tribunal Regional Eleitoral cassou o registro da candidatura do ex-prefeito Paulo Batista (Republicanos) por unanimidade. O Ministério Público Eleitoral havia pedido a cassação do registro por ter contas rejeitadas pelo TCE de quando foi prefeito daquele município.
Disputa – Na Ilha de Itamaracá, permanecem no pleito o atual prefeito Mosar Tato (PSB), Paulo Galvão (MDB) e mais três candidatos: Sargento Edson (Solidariedade), Ivo Carneiro (PSOL) e Gadelha (Patriota).
Augusto Coutinho – Depois de se recuperar da COVID-19, o deputado federal Augusto Coutinho segue fortalecendo o Solidariedade ao lado dos candidatos a prefeito do partido e também de outros candidatos que são de outras siglas mas integram sua base parlamentar. Augusto está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados.
Inocente quer saber – Qual dos principais prefeitos de oposição sairá com a maior votação proporcional do estado?
BRENO FERREIRA diz
Não tem musculatura para lograr exito numa campanha do governo do Estado. O Estado não é Jaboatão