O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) do Estado, Cloves Benevides, participou hoje da mesa de abertura do Seminário que debate o Papel dos Conselheiros Tutelares no Combate à Alienação Parental, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa de promover o evento partiu do deputado estadual Zé Maurício (PP), autor da Lei nº 16.106/2017 que inclui a Semana Estadual de Combate à Alienação Parental, no Calendário Oficial do Estado.
Na ocasião, Benevides ressaltou a importância de debater o tema e falou da Cartilha de orientação à Crianças e Adolescentes para Prevenção da Alienação Parental, lançada em novembro do ano passado. O material foi elaborado pela equipe do deputado Zé Maurício em conjunto com a Procuradoria Geral da Alepe, Centro de Apoio Psicossocial (CAP), Tribunal de Justiça de Pernambuco, Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-PE) e a Faculdade DeVry Boa Viagem. A cartilha é disponibilizada em bibliotecas públicas e escolares, além do formato digital no site www.alepe.pe.gov.br .
Cloves também destacou o compromisso da SDSCJ em participar das elaborações de estratégias nas áreas de articulação social, política da criança e juventude e assistência social para promover ações que combatam e previnam as variações de alienação parental.
“É preciso que haja uma mudança de comportamento da sociedade para que valores novos ocupem o espaço onde as violações são apresentadas como alternativas. Apenas a sociedade organizada com os governos e os mecanismos de proteção, e destaco aqui o trabalho dos conselheiros tutelares, conseguem prevenir, orientar a população para sua devida atuação e enfrentar com coragem os casos que se configuram alienação parental ou as condutas decorrentes. Coloco o compromisso da secretaria em ajudar nas construções de políticas públicas que dê suporte a esse tipo de combate”, destacou o secretário que há pouco mais de cinco meses assumiu a pasta.
Além de Cloves, estiveram no evento a secretária executiva de Articulação Social (Seart), Mileane Aguiar, e o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude (Sepcj), Bruno Medeiros, este como palestrante do segundo painel do dia que discutiu a alienação parental na visão do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Deixe um comentário