A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) criticou nesta terça-feira (17) o projeto enviado pelo governo Lula à Câmara dos Deputados que propõe mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para a parlamentar, o texto prejudicará diretamente idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, o BPC é destinado a pessoas com deficiência e idosos com renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo. No entanto, o projeto do governo propõe considerar, para cálculo da renda, valores já recebidos de outros benefícios, o que, na prática, pode limitar o pagamento e impedir que mais de uma pessoa da mesma família tenha acesso ao benefício.
Outro ponto do projeto que gerou críticas é a proposta de somar, no cálculo da renda familiar, ganhos de cônjuges que não residem na mesma casa.
Em vídeo publicado nas suas redes sociais, Clarissa Tércio classificou a medida como um ataque aos mais pobres e defendeu a revisão do texto.
“O governo Lula comete um crime ao querer cortar o BPC de muitas famílias que precisam. Esse benefício é um direito básico para ajudar pessoas com deficiência, idosos de baixa renda, pessoas que não têm condições de se sustentar. Cortar o BPC é pôr fim a única fonte de sustento de famílias que enfrentam muitas dificuldades”, afirmou a deputada.
Clarissa Tércio reforçou que atuará na Câmara para garantir que as alterações propostas pelo governo sejam barradas ou modificadas em favor da população mais carente.
Deixe um comentário