Garantir o acolhimento de reeducandos, oferecendo-lhes oportunidade. Com o objetivo bem definido, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude, e o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, participaram, na tarde desta segunda-feira (4), no auditório do prédio sede da gestão municipal, do ato de nomeação de cem reeducandos do sistema penitenciário de Pernambuco pelo governo jaboatanense. No total, foram nomeados 80 homens e 20 mulheres.
Os cem reeducandos formam cinco equipes de 20 pessoas cada. Eles serão distribuídos pelas sete Regionais administrativas da cidade (Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curados, Muribeca, Prazeres, Praias e Guararapes) para executar serviços diversos, entre as secretarias de Serviços Urbanos (Sesurb) e de Manutenção (Seman). Cinco encarregados, entre os próprios nomeados, serão responsáveis por monitorar o trabalho, atuando em limpeza de praças, capinação, raspagem, pintura de meio-fio e limpeza de canal, entre outros serviços.
Todos os ressocializados, de regime aberto e livramento condicional, ganharão um salário mínimo (R$ 880), cestas básicas e vale transporte. Também serão inseridos nos programas sociais oferecidos aos servidores do município, inclusive podendo receber assistência psicológica e jurídica. O acordo foi fechado com o Patronato, instituição responsável pelos reeducandos.
RECEITA ALEGRE – Um dos nomeados, José Adriano, 49 anos, demonstrou alegria pela oportunidade de ser reintegrado ao mercado de trabalho. “Tenho quatro profissões, mas conseguir um emprego agora tem sido bem difícil. Graças a essa chance que está sendo oferecida, estou tendo o privilégio de voltar à sociedade, trabalhar dignamente e ajudar a minha família”, disse. Sentimento semelhante teve Fabíola Pereira, 32: “Estou muito satisfeita. Este é o melhor momento para não voltar à vida de antes”, afirmou.
O ato também teve a presença da Doutora Abracinho, que ofereceu um momento de descontração, levando alegria e motivação aos reeducandos. “O que mais vale aqui são doses de entusiasmo, confiança, alegria, força de vontade e muito amor. É isso o que mais vale para que eles possam ser gratos e voltem à sociedade cheios de esperança”, receitou a animadora.
A secretária Executiva de Direitos Humanos, Política sobre Drogas e Juventude do município, Ana Selma Santos, destacou que o ato “faz a gestão se disponibilizar para zelar sobre a vida da cidade e, sobretudo, sobre a vida das pessoas”. “Jaboatão vive um momento feliz. Abre oportunidade e ganha bons frutos para o trabalho e o crescimento da cidade”, completou o secretário Executivo de Serviços Urbanos, George Ribeiro.
Deixe um comentário