Segundo os dados, a Capital do Agreste pernambucano não só superou todas as cidades do interior, como também as de grande porte da Região Metropolitana, a exemplo de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, obtendo destaque em setores imprescindíveis para a qualidade de vida de qualquer população, como: Eficiência na Gestão, Acesso à Educação, Qualidade na Saúde, Segurança, Saneamento e Inserção Econômica
Das cinco cidades que ficaram à frente de Caruaru na região Nordeste, quatro delas são capitais de seus estados.
Elaborado pelo CLP, o Ranking de Competitividade tem como objetivo servir de ferramenta de apoio para a melhoria de políticas públicas. Além de fomentar as boas práticas da gestão, ele eleva o grau de atratividade do município na atração de investimentos produtivos e novas empresas. E nele, a Capital do Agreste não só alcançou resultado expressivo no âmbito estadual, como também regional e nacional.
Além de sustentar a liderança no interior de Pernambuco, a segunda posição em todo Estado e a 6ª no Nordeste, a cidade ocupa a 181ª posição geral no Brasil. O Ranking de Competitividade dos Municípios examinou 410 cidades com uma população acima de 80 mil habitantes. Comparado a 2022, Caruaru ascendeu oito posições no ranking, graças às melhorias em indicadores analisados, como “Funcionamento da máquina pública”; “Acesso à Educação”; “Qualidade da Saúde”; “Saneamento”; “Inserção econômica”; “Segurança”, “Inovação e dinamismo econômico”, dente outros indicadores. Para determinar o grau de competitividade municipal, o CLP utiliza informações provenientes de mais de 30 fontes de dados públicos para avaliar 65 indicadores organizados em pilares temáticos. Os resultados do levantamento foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na última quarta-feira (23).
“Ver Caruaru sendo destaque em Pernambuco e no Nordeste nos deixa muito feliz. É reflexo de muito trabalho desta gestão que não mede esforços para cuidar desta e das próximas gerações. É assim que a nossa cidade está cada vez melhor, se expandindo em vários setores da economia e oferecendo à população melhores condições de vida”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
Lucas Lourenço diz
Tenho pena de Zé Queiroz no ano que vem, Rodrigo vai aposentá-lo de uma vez por todas. O cara já perdeu para deputado ano passado, agora será o tiro de misericórdia. A pá de cal para aquele outrora imbatível político de Caruaru. Para se ter uma ideia, a última eleição que ele havia perdido até o ano passado, foi a disputa para o Senado, em 1990, contra Marco Maciel. Desde então, venceu todas. Prefeito em 1992, deputado estadual em 1998, 2002 e 2006, prefeito em 2008 e 2012 e, por fim, deputado estadual, em 2018. Até que veio a derrota em 2022 e virá novamente em 2024, caso o mesmo não desista de disputar a prefeitura.