O prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), anunciou hoje pela manhã (12) os nomes dos dois homenageados do Carnaval 2013: o músico percussionista Naná Vasconcelos, 68 anos, e o fotógrafo Alcir Lacerda, que faleceu no último dia 10 de setembro às vésperas de completar 85 anos. O socialista fez o anúncio durante entrevista coletiva realizada na Central de Artesanato de Pernambuco, que contou com as presenças de Naná e família, além da viúva, filhos e netos de Alcir.
O socialista se disse muito feliz com a escolha dos nomes e argumentou que o objetivo do Carnaval do Recife, mais do que alavancar a economia e o turismo, é proporcionar ao povo da cidade e aos turistas uma festa democrática e cheia de alegria. Para Geraldo, Naná e Alcir “representam o verdadeiro folião, o povo da nossa cidade, para quem verdadeiramente o Carnaval é realizado”.
“Seu Alcir representa o mais extenso, o mais completo e o mais rico trabalho fotográfico de mostrar a imagem do Recife”, salientou Geraldo. O futuro prefeito lembrou que conheceu o trabalho do outro homenageado ainda criança. “Meu pai era um apaixonado pela música. Não conheço uma coleção de vinil tão grande quanto a que ele tinha em casa. Um dia, Naná apareceu na TV e eu perguntei: ‘papai, quem é esse?’. Meu pai disse: ‘Esse aí, meu filho, é um pernambucano que é o melhor percussionista do mundo de todos os tempos’. Eu nunca esqueci aquilo”, ressaltou.
Emocionado, Naná Vasconcelos deixou claro o quanto ser homenageado pela sua cidade representa para ele. “Quero agradecer pelo carinho e reconhecimento do que tenho feito pelo mundo, falando dessa terra. Meu trabalho representa esse Recife Nagô, representa a África, espinha dorsal da nossa cultura. Onde se celebra as diferenças e se exalta as similaridades. E o nosso Carnaval é isso, é livre, alegre, miscigenado; é para todo mundo”, finalizou, entoando um trechinho da canção “nagô, nagô, Recife nagô…”.
Falando em nome da família, Betty Lacerda, filha de Alcir, revelou que o pai foi um grande folião em sua juventude. Segundo ela, o fotógrafo guardou durante toda a vida o diploma de sócio fundador do Galo da Madrugada. “Juntar essa cidade que ele fotografou e congelou em suas imagens com a música maravilhosa de Naná e o Carnaval do Recife é um casamento muito feliz. Estamos honrados, a família toda agradece ao prefeito eleito”, comentou Betty.
Pedro Salu, André Rio, Nena Queiroga, Josildo Sá e vários outros artistas da cidade também estiveram na Central do Artesanato para prestigiar o anúncio, além de vários representantes da atual gestão municipal e do Governo do Estado.
Deixe um comentário