O candidato do Partido Verde à Prefeitura, Carlos Augusto, reuniu-se na manhã dessa terça-feira com o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, oferecendo-se para atuar na defesa do patrimônio das igrejas históricas da Capital. Antes de ser candidato, Carlos Augusto liderou, como cidadão, uma campanha de arrecadação de recursos para recuperação da Basílica da Penha. O templo, datado do século 17, fica no Recife e esteve sob ameaça de ruir. A igreja passou quase cinco anos interditada, e foi reaberta em 2015.
A campanha contou com apoio de agências de publicidade, de órgãos de comunicação, empresários e também de pessoas físicas. No momento, ele participa de uma outra campanha, dessa vez em defesa da recuperação do Seminário de Olinda, onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Graça. O conjunto arquitetônico data do século 16, e foi interditado no ano passado pela Defesa Civil de Olinda, porque ameaçava desabar. “Naquela época, mobilizamos a sociedade em defesa da Penha, e agora estamos fazendo a mesma coisa com o Seminário”, explicou Carlos Augusto. “Vim fazer uma visita de cortesia, propor novas parcerias e pedir a bênção ao Arcebispo”.
Como candidato a Prefeito, Carlos Augusto informou que fez três propostas à Arquidiocese: “propus parceria entre a Igreja e a Prefeitura em três áreas: turismo religioso, resgate do patrimônio (arquitetônico, histórico e religioso) e também para ampliação de vagas nas creches no município”. Ele lembrou que há creches inacabadas e que a oferta não atende à demanda. “Não precisamos de espaços luxuosos, mas de espaços acolhedores”, disse, lembrando que alguns municípios do interior, como é o caso de Petrolina, vêm dando exemplos de como atender a população na educação infantil. “Lá foram feitas parcerias com igrejas, associações comunitárias, organizações não governamentais e o modelo ve m dando certo”.
Petrolina é uma cidade sertaneja, localizada à margem do Rio São Francisco, e que fica a 769 quilômetros do Recife. Na capital, há creches como o Centro de Educação Infantil Sítio dos Pintos, na Zona Norte, que viraram elefantes brancos, representando um desperdício do dinheiro público. O seu prédio nunca foi concluído, embora o reinício de suas obras tivessem sido anunciados para o segundo semestre do ano passado. E o número de vagas criados pela atual gestão está longe da quantidade prometida, em 2012. Naquela ocasião, foi anunciado que 5,2 mil vagas seriam criadas nas creches, mas nem a metade desse número chegou a ser implantado.
Deixe um comentário