Ela pode se manifestar de forma silenciosa, psicológica, física e dentre outras maneiras. A agressão contra a pessoa idosa viveu na manhã desta sexta-feira (15/06), dia em que se comemora o enfrentamento à violência contra a terceira idade em todo território mundial, um ato de manifesto. Uma caminhada, com cerca de 400 idosos, teve percurso iniciado na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. O ato percorreu a avenida Barão de Lucena em direção a Praça Nossa Senhora do Rosário, onde foram realizadas apresentações culturais.
“Jaboatão tem se mostrado sensível a causa. Esse evento objetiva despertar uma consciência na sociedade sobre os direitos do idoso. Também estamos aproveitando a ocasião para divulgar um importante mecanismo de auxilio a população. O disque 100, número que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados e registra denuncias de agressões contra os idosos”, avaliou a secretária de Promoção da Cidadania, Ana Selma Santos.
Representante do grupo Novo Milênio do Curado I, Jaci Esteves, 79 anos, se mostrou bastante animada ao longo do trajeto. “Estamos tendo um dia atípico. Aqui, com representantes da terceira idade espero que as pessoas que estejam presenciando esse ato, possam observar que estamos mobilizados contra essa pratica”, destacou. Morador da Vila Rica, o técnico de informática Thiago Freitas acompanhava a mobilização com deslumbramento. “Não tinha conhecimento dessa caminhada e fiquei sensibilizado com essa atitude. Acho que a sociedade precisa abrir os olhos sobre a causa”.
“A gestão municipal, junto com diversos grupos de convivência, comemoram essa importante data na rua, reivindicando, mostrando que a sociedade também precisa se mobilizar, porque a violência contra o idoso é uma pratica que precisa acabar. Estamos distribuindo panfletos, cartazes, chamando a atenção da comunidade local”, explanou a secretária executiva de Direitos Humanos e Politicas Sobre Drogas, Karla Menezes.
Deixe um comentário