A Câmara da Ordem, uma extensão do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, passará a reunir-se quinzenalmente – antes as reuniões eram mensais – para tratar de assuntos relacionados à prevenção na área de segurança pública, principalmente relativas a ações desenvolvidas ou em fase de implantação no município. As ações são integradas, ou seja, envolvem mais de uma secretaria e muitas vezes até integrantes das comunidades.
A decisão de reforçar as ações, inclusive com as reuniões passando a ser quinzenais, foi tomada no primeiro encontro de 2015, realizado no auditório da Área Integrada de Segurança (AIS – 06), em Prazeres. Sob a coordenação do secretário municipal de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo Freitas, participaram representantes das secretarias executivas de Segurança Cidadã e Educação, da fiscalização urbana, da Polícia Militar de Pernambuco e da Secretaria estadual de Defesa Social (SDS), além da gerência de prevenção comunitária.
O próximo encontro foi agendado para o dia 14, quarta-feira da semana que vem, no auditório do 6º Batalhão da PM, em Prazeres, quando um ponto específico estará na pauta: definir as estratégias de segurança que serão utilizadas em Jaboatão dos Guararapes durante o Carnaval 2015. O encontro contará com a presença de representantes de secretarias municipais, das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
Também foi acertado que será realizada, em breve – a data e o local ainda serão definidos -, uma reunião com os órgãos envolvidos para deliberar sobre as ações, no município, do programa do governo federal “Crack, é possível vencer”.
OUTRAS DELIBERAÇÕES
Confira, a seguir, outras decisões tomadas pela Câmara de Ordem, na prevenção de riscos e da violência em Jaboatão dos Guararapes:
– Retomada do Fórum de Paz e Família, priorizando a participação das Regionais 1 (Jaboatão Centro), 2 (Cavaleiro) e 5 (Prazeres), com enfoque também na participação dos diretores das escolas destas regionais;
– Reunião (com data a ser definida) para intensificar e/ou ajustar a participação das Polícias Civil e Militar e dos conselheiros tutelares nas Operações Espaço Cidadão, Escola Protegida, Sossego e Duas Rodas, desenvolvidas no município;
– Reuniões específicas da Câmara de Ordem nas microrregiões mais violentas do município, com a participação de representantes das comunidades, para agilizar as ações preventivas;
– Preparação de um novo modelo de apresentação, levando em consideração a regionalização, das operações que acontecem nas comunidades.
– Levantar dados comparativos de crimes violentos letais intencionais (CVLI) com foco nos 11 bairros mais violentos de Jaboatão, para ser divulgado na reunião da Câmara da Ordem no dia 21/01, às 9h, no auditório do 6º Batalhão da PM, em Prazeres.
Deixe um comentário