Devido à pandemia da Covid-19, toda a programação da 14ª Primavera de Museus, evento cultural tradicional que envolve instituições culturais em todo o Brasil, foi adaptada para o formato online. Para este ano, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que promove a iniciativa, elegeu como tema: “Mundo Digital: Museus em Transformação”.
O Cais do Sertão participa da Primavera de duas formas: com programação especial no seu perfil do Instagram e participando de conversas online com o público. A primeira delas acontece nesta quarta-feira (23), as 15h, quando a gestora do Cais, Maria Rosa Maia, é uma das convidadas da roda de conversa promovida pelo Observamus| PPGA – UFPE, no canal Observamus – Observatório de Museus da UFPE no YouTube.
Além dela, estão confirmados a coordenadora geral Nara Galvão (Instituto Ricardo Brennand) e a gerente de Política Cultural Priscila Marques (Secult-PE). A mediação será do antropólogo e gestor cultural Eduardo Sarmento. Na live, palestrantes analisam as dificuldades trazidas pela pandemia para os equipamentos culturais de Pernambuco.
“O fechamento dos museus, devido à pandemia, trouxe um desafio imenso para as instituições culturais, que foi o de buscar novas formas para interagir com o público. Isso nos fez usar cada vez mais as plataformas digitais e redes sociais para nos comunicarmos. Criamos lives, bate-papos, seminários, playlists no Spotify e vídeos, buscando interagir e informar visitantes, colegas e parceiros sobre nosso acervo e ações educativas”, afirma Maria Rosa.
Asegunda palestra será nesta quinta-feira (24), às 18h, direto do perfil @museunicap. A gestora do Cais abordará Os Museus de Pernambuco e seus Desafios, trazendo à tona questões como a preservação de acervos e a gestão dos equipamentos.
Sobre a programação online do Cais para a Primavera dos Museus, o destaque é a edição do Conexão Cais, live semanal do museu, com Fábio André, do Galpão das Artes. O espaço funciona em Limoeiro e é referência como centro cultural na Zona da Mata do Estado. No debate, mediado por Sandro Santos, o coordenador do Galpão contará um pouco da história do espaço, criado como sede de um grupo teatral e ações de solidariedade desenvolvidas por meio da arte. O programa pode ser acompanhado no @caisdosertao, a partir das 17h.
O Centro Cultural Cais do Sertão é um espaço administrado pela Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur e se localiza no Bairro do Recife.
SERVIÇO
23/09
– “E o cenário local? A pandemia e os equipamentos culturais de Pernambuco” – Observamus| PPGA-UFPE, às 15h, no YouTube;
24/09
– “Os museus de Pernambuco e os seus desafios” – no instagram @museunicap, às 18h;
Conexão Cais com Fábio André, do Galpão das Artes – no instagram
@caisdosertao, às 17h.
Deixe um comentário