O Cabo de Santo Agostinho está entre os 30 municípios selecionados pelo Governo federal para receber um Centro Comunitário pela Vida (Convive). Idealizado para ser um instrumento de prevenção à violência e redução da criminalidade em territórios vulneráveis, o Convive terá um papel fundamental na condução das políticas públicas de segurança que o município vem desenvolvendo.
O equipamento será construído numa área de 10 mil m² do Loteamento Engenho Ilha, em Ponte dos Carvalhos, com estrutura para oferecer complexo esportivo, serviços de saúde, assistência social, tecnologia, cultura, geração de emprego, proteção ao direito do cidadão, jurídico, reunindo 50 tipos de atendimentos para a população. “Essa é uma das maiores conquistas da gestão municipal porque vem referendar o nosso esforço na construção de políticas públicas de segurança para o Cabo”, disse o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém.
O projeto desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Defesa Social do Cabo (SMDS) concorreu com outros 160 de todo o País. Em Pernambuco apenas o Cabo e a capital, Recife, foram contemplados dentro do Novo PAC Seleções com a construção do Convive.
De acordo com Pablo Carvalho, secretário Municipal de Defesa Social do Cabo, a escolha do local foi baseada em diagnóstico que evidenciou, entre outros aspectos, Ponte dos Carvalhos como a região que agrupa a maior população carente do município. ‘Tudo isso é fruto do trabalho de uma gestão que entende que a segurança pública passa por questões sociais e pelo apoio dos entes públicos estadual e federal para se construir uma cultura da paz”, destacou Pablo.
O Convive Cabo terá recurso do Fundo Nacional de Segurança Pública no valor de R$ 13 milhões. De acordo com o contrato de repasse que será firmado pela Prefeitura, o Governo federal ficará responsável pela construção e custos dos serviços do Convive Cabo pelo período de 2 anos. Após isso, o município assume a administração do espaço. O cronograma de execução das obras e entrega do equipamento também será definido pelo Governo federal.
Deixe um comentário