O deputado federal Augusto Coutinho decidiu sair do partido que foi vereador do Recife, deputado estadual por três mandatos e que está no cargo que ocupa atualmente, o Democratas. Foi no PFL que em 1992 Augusto Coutinho conseguia o seu primeiro mandato de vereador do Recife, em 1996 foi reeleito e em 1998 foi eleito deputado estadual, tendo sido reeleito em 2002 e 2006, quando em 2010 chegou a Brasília.
Ciente do enfraquecimento do Democratas em Pernambuco e por saber que o partido está sob comando do ex-governador, deputado federal e seu cunhado Mendonça Filho, Coutinho sabia que o partido estava pequeno demais para dois políticos.
A saída mais plausível dentro do DEM seria Coutinho disputar um mandato de deputado estadual, porém, quem se acostuma com Brasília dificilmente quer voltar pra Pernambuco a não ser que seja para o executivo.
Por isso, o democrata que em breve sairá do partido, se filiará ao novo Partido da Solidariedade que está em fase de criação, comandado pelo deputado Paulinho da Força Sindical (PDT-SP). Em Pernambuco Coutinho será o seu presidente estadual.
Com poder de falar grosso como comandante de uma sigla partidária, Augusto Coutinho terá como negociar o apoio de seu partido e consequentemente fortalecer a sua reeleição, que nas atuais condições é extremamente difícil.
Deixe um comentário