O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), coordenador da Bancada Pernambucana, reuniu sete entidades do setor produtivo do Estado para tratar da conclusão da Ferrovia Transnordestina no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape. Durante o encontro, que foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, na noite desta segunda-feira (26/06), as instituições selaram uma união de forças para assegurar a conclusão da obra junto ao governo federal.
Além do Crea-PE, a reunião contou com representantes da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das CDLs de Pernambuco (FCDL), Amcham e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).
O deputado federal fez uma apresentação sobre a situação da ferrovia e os desafios ligados à retomada, e ouviu sugestões das entidades visando a aceleração da obra, como a conclusão de projetos de engenharia e o destravamento dos processos de desapropriação. “A Bancada Pernambucana está cada vez mais empenhada em garantir a implantação da ferrovia para escoar o minério de ferro do Piauí ao Porto de Suape. E este projeto de grande importância conta com apoio do setor produtivo para se concretizar e gerar retorno à nossa economia”, reforçou Augusto Coutinho. “A obra da Transnordestina já consumiu R$ 6 bilhões em recursos públicos e precisa ser terminada para servir ao desenvolvimento de nosso estado”, acrescentou.
Em reunião com a Bancada, na semana passada, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu a conclusão do trecho através de recursos federais ou convênios. A Transnordestina está com obras paralisadas desde que o consórcio responsável deixou claro, em 2021, que tinha interesse apenas pelo trecho entre Salgueiro e o Porto de Pecém (CE). Diante do entrave, a retomada passou a figurar entre as prioridades da Bancada. Participaram da reunião de ontem Adriano Lucena, presidente do Crea-PE; Roberto Muniz, o coordenador do Crea-PE; Carlos Calado e Maurício Pina, do Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE; Fred Leal, presidente da CDL; Antônio Sá Barreto, presidente do do Sinduscon; Mirtes Macêdo, presidente do Sinaenco-PE; Bruno Schwambach, representante da Amcham-PE; Fernando Teixeira, representando a Fiepe; e Francisco Cunha, da FCDL.
Deixe um comentário