
No mesmo dia em que a Compesa anunciou melhorias no abastecimento de água em Porto de Galinhas e Muro Alto, no município do Ipojuca, com a distribuição de água todos os dias no Carnaval, a Estação Elevatória de Água Bruta de Bita (sistema de bombeamento) foi alvo de uma ação criminosa. Na noite desta quinta-feira (20), homens armados invadiram a unidade e levaram toda a fiação elétrica, alguns equipamentos e ainda vandalizaram o equipamento, que compõe o Sistema Suape. Na ação, dois funcionários que estavam de plantão no local foram feitos reféns, mas passam bem.
Sem condições de operação, algumas localidades da região estão com abastecimento de água suspenso: Gaibu e praias de Suape (Cabo de Santo Agostinho), Muro Alto e Nossa Senhora do Ó, no Ipojuca, além da parte baixa do município. Além disso, há registros de queda de vazão em Porto de Galinhas e no Complexo Industrial de Suape.
As equipes técnicas da Compesa estão no local avaliando os danos e adotando as providências para o restabelecimento da estação elevatória, equipamento essencial para o pleno funcionamento do Sistema Suape. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado nas áreas afetadas até às 20h de hoje (21) após a conclusão dos serviços. A Companhia registrou Boletim de Ocorrência (BO) para que as autoridades policiais investiguem a ocorrência.
AÇÕES EMERGENCIAIS
A Compesa lamenta que fatos como esses, que trazem tanto prejuízos à população, aconteçam. A empresa lembra que, além do trabalho que precisará ser feito agora para o restabelecimento dessa unidade, técnicos estão mobilizados na execução da obra emergencial para implantação de uma nova captação no rio Ipojuca para atendimento ao Complexo Industrial de Suape. Parte do Complexo possui uma demanda 180 l/s de água do Sistema Suape e a intervenção permitirá que esse volume passe a ser destinado para a ETA Suape, disponibilizando mais água para atendimento à população.
A investida criminosa ainda ocorreu no dia em que a Compesa anunciou a entrega da obra emergencial para reativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto de Galinhas, uma ação que permitiu eliminar o rodízio nas praias de Porto e Muro Alto. As abandonaram o regime alternado de um dia com água e um sem, em vigor desde que as barragens Bita e Utinga chegaram a níveis abaixo da captação. Além da revitalização na unidade, foi reativada a antiga captação de Porto de Galinhas no Riacho Arimbi. A entrega teve como objetivo imediato trazer a segurança hídrica necessária às praias durante o carnaval, quando aumenta significativamente a população flutuante, e mesmo depois dos festejos.
Deixe um comentário