A Comissão de Financiamentos do Externos (Cofiex), do Governo Federal, aprovou limite de negociações para financiamentos estrangeiros no próximo ano. Os estados e municípios poderão contratar até US$ 2,3 bilhões em 2016. São projetos nas áreas de infraestrutura viária, saneamento, educação, desenvolvimento social e desenvolvimento urbano. A aprovação do Cofiex é a primeira etapa para obtenção dos financiamentos.
Entre os estados contemplados estão Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás . A aprovação do Cofiex é a primeira etapa para obtenção do financiamento. Posteriormente, é necessário aos estados e municípios pleitear recursos com os organismos internacionais, obter aval do Tesouro Nacional e ainda aprovação do Senado Federal.
Recentemente, o deputado Fernando Monteiro (PP/PE) e a deputada Soraya Santos, presidente da Comissão de Tributação e Finanças, solicitaram audiência com o ministro da Fazenda Joaquim Levy, para tratar, entre outras questões, do Cofiex. Além dos parlamentares da Comissão de Finanças, estiveram na reunião o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira e o líder do PP na Câmara, deputado Eduardo da Fonte.