Um amplo debate sobre a cultura marcou a reunião, ontem, com o pré-candidato a prefeito Antônio Campos com artistas, artesãos, músicos, cantores, bonequeiros, carnavalescos, atores e mestre de coco e maracatu, numa ação promovida pelo Movimento Muda Olinda.
“Os artistas de Olinda vão fazer diferente propondo novas políticas pública conciliando o perfil cultural da cidade com o seu potencial turístico,” declarou o artista Sílvio Botelho, considerado o “Pai dos Bonecos Gigantes de Olinda” que foi uma dos participantes do evento.
“Só ouvindo os representantes da cultura poderemos tirar Olinda do marasmo em que a cidade se encontra e estabelecer novas diretrizes,” disse o escritor Antônio Campos, que realiza há 6 anos em Olinda uma das maiores feiras literárias do país, a Fliporto.
O debate com os artistas da cidade foi realizado com a participação de mais de uma centena de representantes. Na área da música estiveram nomes como Ed Carlos, Lourenço Gato, Maestro Adelmo Apolônio, Maestro Abdias Oliveira, Maestro Eri, Pablo Mesquita, Maia do Lamento Negro, Aurinha do Coco e Cila do Coco. Carnavalescos como o Barão de Caetés, Janaína de Paula, Zêu das Olinda, Panqueca. O ator Roberto Vasconcelos, o artista plástico Viva Paz, a vereadora Graça Fonseca e o vereador Arlindo Siqueira também apresentaram propostas para melhorar as relações do poder público com carnavalescos e artistas que prestam serviços em eventos.