A primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, coloca o deputado federal Anderson Ferreira (PR) na liderança da disputa, com 24% na amostra estimulada – quando os nomes dos postulantes são expostos aos eleitores. Em segundo lugar aparece o vereador Manoel Neco (PDT), com a preferência de 21% dos entrevistados. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança do estudo, que ouviu 500 pessoas, entre os dias 15 e 16 de setembro, é de 95,45%.
O pastor Cleiton Collins (PP) ficou em terceiro lugar, com 12%, seguido por Heraldo Selva (PSB), com 8%. O candidato Edmar de Oliveira (SD) contava com 5% das intenções de voto, mas por ter a candidatura impugnada, ele renunciou à disputa na última sexta-feira, depois da pesquisa ser realizada. Adelson Veras (PCB) e Inaldo Metalúrgico (PT) atingem 1 ponto percentual cada, enquanto Adilson de Souza (PCO) não pontua no estudo. As projeções indicam segundo turno no município, que possui o segundo maior colégio eleitoral do Estado. O total de votos brancos ou nulos corresponde a 23%. Os que não souberam ou não responderam somam 5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE-PE), sob o protocolo PE-08730/2016.
Espontânea
A pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são mostrados aos eleitores – revela novamente a liderança de Anderson Ferreira, que marca 17% das intenções de voto, seguido pelo vereador Manoel Neco, que conta com 12%. Cleiton Collins e Heraldo Selva registraram 7%, cada um. Se estivesse na disputa, Edmar de Oliveira teria 3%. Brancos ou nulos ou nenhuma das opções somam 17%. Não souberam ou não responderam registra 37%. Neste cenário, Adilson de Souza (PCO), Inaldo Metalúrgico (PT) e Adelson Veras (PCB) não pontuaram.
Estudo mede ataque entre adversários
Desde o início, a campanha eleitoral em Jaboatão dos Guararapes tem sido marcada pelos diversos ataques entre os candidatos, que traduzem o acirramento da corrida pela Prefeitura. Neste sentido, a pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco também aferiu o que os entrevistados pensam sobre o embate. De acordo com o estudo, os eleitores apontam que, até agora, o candidato que mais tem atacado os adversários é o vice-prefeito Heraldo Selva (PSB), com 10% do total. Em seguida aparece Manoel Neco (PDT) com 5%, seguido de Anderson Ferreira (PR), com 4%, e de pastor Cleiton Collins (PP) com 3%. Não souberam ou não responderam este critério 60% dos entrevistados.
Por outro lado, o estudo também questionou os eleitores sobre qual candidato tem apresentado a melhor propaganda e, consequentemente, as propostas mais esperadas pela população. Anderson Ferreira aparece em primeiro lugar no ranking, com 22% da opinião dos entrevistados. Em seguida está Manoel Neco, com 12%. O pastor Cleiton Collins e Heraldo Selva seguem empatados no critério, com 7%. Neste quesito, Inaldo Metalúrgico recebeu 1%. Já Adilson de Souza e Adelson Veras não pontuaram. Não souberam ou não responderam o questionamento 38% das pessoas.
Já no que se refere à expectativa do eleitor em relação à postura do novo prefeito, 67% dos entrevistados espera que o gestor mude totalmente a forma de administrar o município, dando continuidade em alguns projetos, mas apresentando mudanças em outros. Outros 29% desejam que o novo gestor mude um pouco a forma de governar. Somente 1% das pessoas quer que o novo prefeito dê continuidade à forma como o município vem sendo administrado. Apenas 3% não souberam ou não reponderam esta pergunta.
A pesquisa também revela que, para o eleitorado, os maiores problemas que Jaboatão dos Guararapes enfrenta nesta segunda são: a falta de segurança (41%), a qualidade da saúde (30%), o desemprego (7%) e a educação (5%). Impasses na área de esgoto/saneamento totalizam 3%. Já problemas como fome/miséria e ausência de projetos sociais de ajuda aos mais carentes registram 2%. Os temas trânsito, drogas, transporte público, habitação, lazer e cultura, coleta de lixo e calçamento de ruas foram citados por 1% dos eleitores.
Deixe um comentário