O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, acompanhou, nesta segunda-feira (21), o monitoramento realizado pelas equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Defesa Civil, na orla do município. Desde a última terça-feira (15), o gestor determinou que o trabalho fosse intensificado para localizar as manchas de petróleo antes que cheguem nas praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. O monitoramento é feito com drones, paramotores, barcos, jetskis, quadriciclos e rondas dos agentes ambientais. Até o momento não foram localizadas manchas na área de Jaboatão.
“Na terça-feira passada, observei que havia um grande risco de o litoral de Pernambuco ser atingido por essas manchas e não via providências serem tomadas. Fiz o alerta e achei estranho o Governo do Estado divulgar uma nota garantindo que o litoral pernambucano estava livre de manchas. Por isso montei um protocolo próprio de proteção para as praias do município e para o estuário do Rio Jaboatão. Mobilizamos pescadores, as marinas, o clube de pilotos de paramotores, colocamos drones sobrevoando e mais de 300 funcionários da prefeitura estão de prontidão. Apesar de Jaboatão ainda não ter sido atingido e o nosso trabalho ter se mostrado eficaz, o risco é grande porque as manchas já chegaram próximo à foz do Rio Jaboatão. Por isso temos que estar atentos e manter o monitoramento 24 horas por dia”, ressaltou o prefeito.
Além da intensificação do monitoramento, uma barreira flutuante será utilizada, se alguma mancha de petróleo seja localizada pelos tripulantes do barco que está realizando rondas no mar. Grupos de voluntários também já se colocam à disposição da Prefeitura, caso as praias sejam atingidas pelos resíduos.
“Quando fiz o alerta sobre os riscos de nosso litoral ser atingido por essas manchas, montamos um protocolo próprio para para proteger nossas praias. Nosso monitoramento tem se mostrado eficaz, mas temos que redobrar a atenção. As manchas já chegaram muito perto do estuário do Rio Jaboatão, por isso temos que evitar que se aproximem. Estamos protegendo os arrecifes e é preciso destacar que milhares de tartarugas marinhas estão chegando para desovar”, disse o gestor.
Deixe um comentário